UBS Centro realiza encontro mensal com grupo de gestantes

UBS Centro realiza encontro mensal com grupo de gestantes

Foram retomados os encontros mensais com as gestantes do bairro Centro, em Itapema, nesta segunda-feira (04/07). A atividade é organizada em parceria entre a Unidade de Saúde (UBS) Centro e as Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família (UNIVALI). Este primeiro momento do encontro abordou o tema “Aspectos psicológicos que envolvem a gestação, parto e o pós parto” para todas as futuras mamães do grupo de gestantes.

A mulher, durante toda a gestação, passa por um período onde ela se encontra muitas vezes vulnerável, exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de adaptação ou reorganização corporal, por isto estes encontros educativos na UBS criados com o objetivo de tratar de assuntos importantes para as futuras mães e o bebê são essenciais. Além de todo acompanhamento da unidade durante a gestação, as futuras mamães também podem receber informações práticas e dicas importantes sobre as transformações corporais e emocionais neste período de gestação que é único em suas vidas.

O grupo de gestantes possibilita uma troca de ideias, conhecimentos e experiências entre as mulheres, por isso ele é considerado a melhor forma de promover a compreensão no período da gestação. É através dele que as informações de diferentes vivências são trocadas tanto entre as futuras mamães quanto aos profissionais de saúde, fazendo com que ambas as partes possam interagir e criar um vínculo importante. O resultado dessa troca de experiências é mais saúde para as mães e para os bebês.

A Fisioterapeuta Residente, Gisele Lautert, fala sobre a importância da existência desses grupos de gestantes para as futuras mamães. “O grupo de gestantes já acontece há bastante tempo na UBS Centro. Acho fundamental para a promoção da saúde das gestantes e também dos bebês. É um momento no qual elas esclarecem várias dúvidas e angústias, que muitas vezes não conseguem ser atendidas apenas nas consultas. É uma oportunidade para que as futuras mamães tenham contato com diversos profissionais e, principalmente, para que haja troca de experiência entre as próprias gestantes”, afirmou Gisele Lautert.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema