A importância do matriciamento na Atenção Básica

A importância do matriciamento na Atenção Básica

Reunião reforçou os principais pontos da estratégia.

Na tarde desta segunda-feira (10/08), o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) realizou uma reunião com as Enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e com as residentes da equipe multiprofissional da Univali a fim de discutir e reforçar o papel do NASF sobre matriciamento.

A Fisioterapeuta do NASF, Ayla M. Rodrigues, explica que o matriciamento pode ser traduzido como uma troca de conhecimento entre os profissionais da Atenção Básica com o NASF. “É um novo modo de produzir saúde onde duas ou mais equipes criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica, sempre com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar ações visando um acolhimento integral das pessoas e até de famílias”, explicou Ayla.

O encontro serviu como uma forma de esclarecer as principais questões que os profissionais tinham sobre matriciamento e de que maneira deve ser conduzido este trabalho. “O matriciamento é uma ferramenta extremamente importante do NASF, saber utilizá-lo de forma correta agrega tanto para a comunidade, quanto para os próprios profissionais da Atenção Básica, que estarão adquirindo novos conhecimentos com o auxílio da equipe do NASF”, afirmou a Diretora da Atenção Básica, Elaine Cristina Pessoa de Jesus.

Vale reforçar que O NASF conta com profissionais de diversas áreas que podem estar ajudando neste matriciamento, como Nutricionista, Educadora Física, Psicóloga, Fisioterapeuta, entre outros, além das residentes da equipe multiprofissional da Univali.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema