Agentes de Combate a Endemias recebem treinamento especializado

Agentes de Combate a Endemias recebem treinamento especializado

Capacitação é mais uma ação no trabalho contra o mosquito transmissor da Dengue.

As ações de treinamento e capacitação seguem atendendo os Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Itapema. Desta vez, quatro profissionais da cidade participaram do “Treinamento em Tratamento Perifocal (locais onde existe risco de focos) e UBV (Ultra Baixo Volume)”. O encontro foi promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, em São José.

Nos dois dias de treinamento, eles receberam orientações sobre o atomizador portátil UVB, uma espécie de bomba de veneno utilizada para eliminar o mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya, o Aedes aegypti. Os profissionais também puderam utilizar testar o equipamento e assim aprender mais sobre a utilização.

A chamada bomba costal é utilizada apenas quando há um caso confirmado de dengue do tipo autóctone, ou seja, contraído dentro da cidade. “A utilização dessa bomba é muito delicada. Por isso é importante que os ACE recebam instruções de como utilizá-la corretamente, desde uso dos equipamentos de segurança até a preparação do larvicida”, explicou a Coordenadora do Programa de Combate a Dengue.

O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, reforça o alerta e lembra os moradores de contribuírem com o controle a Dengue. “Pedimos à comunidade que colabore, eliminando os locais com água parada em pneus, calhas e vasos e tampando as caixas de água. Toda pequena ação contribui e muito nessa luta”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

Para mais informações sobre o controle do mosquito transmissor da Dengue entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3267-1530. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h ou pelo e-mail dengue@itapema.sc.gov.br. Já as denúncias pela comunidade devem ser realizadas através do site da Prefeitura, no link Ouvidoria, podendo ser feito o acompanhamento online do caso através do número de protocolo gerado.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema