Águas de Itapema decide antecipar investimentos previstos para 2028 para adequar ETE Morretes

A Companhia Águas de Itapema vai antecipar para este ano todos os investimentos previstos contratualmente até 2028 – data final do prazo da concessão entre a Companhia e o Município – para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no Bairro Morretes.

A ETE Morretes suporta atualmente uma vazão média de 220 litros por segundo. De acordo com as metas do contrato de concessão para tratamento de esgoto firmado em 2004, a vazão que a concessionária deveria disponibilizar para a virada de ano 2012/2013 deveria ser de 136,33 litros por segundo. A ETE atual possui uma vazão 46,7% superior à estabelecida como meta no contrato de concessão.

Devido à antecipação de investimentos já realizados pela Companhia Águas de Itapema, a capacidade atual da ETE está ajustada para atender a demanda estabelecida como meta contratada até dezembro de 2022. Ainda de acordo com o estabelecido como meta aser cumprida pela concessionária, a ETE deveria receber, até o final da concessão em 2028, investimentos que aumentem a sua capacidade de tratamento para uma vazão média de 265 litros por segundo.

O crescimento da demanda populacional em Itapema acima da população prevista contratualmente, como foi visto no final do ano passado e início deste ano,ocasionou perda de eficiência na estação de tratamento de esgoto em decorrência da geração de volume superior ao da capacidade de tratamento atual, o que deverá se repetir neste ano. Diante da gravidade da situação, os acionistas da Companhia Águas de Itapema decidiram antecipar os investimentos previstos para acontecerem até 2028, afirma o presidente da Conasa(Companhia Nacional de Saneamento), maior acionista de Águas de Itapema, Mário Marcondes.

Investimentos

Entre os investimentos anunciados pela Companhia estão a construção de Tanque de Equalização com capacidade de 3.600 metros cúbicos que irá equilibrar as vazões de pico dos efluentes, em especial na alta temporada de veraneio; construção do 5 módulo UASB que permite tratamento biológico de 275 litros por segundo;ampliação do floco-decantador para o tratamento físico químico para 317 litros por segundo; construção de filtros de areia com capacidade para 320 litros por segundo, objetivando a melhoria da qualidade final do efluente; e ampliação da capacidade da Câmara de Contato objetivando a melhoria da desinfecção do efluente.

O cronograma de implantação dos novos investimentos prevê um período mínimo de trabalho de seis meses. O início das obras será no dia 1 de junho de 2013 para que os investimentos estejam concluídos em 1 de dezembro de 2013 com tempo hábil para a realização de testes de operação dos módulos ampliados,ressalta Marcondes.

Segundo ele, a implantação das obras não demanda ampliação dos limites físicos já ocupados pela ETE Morretes já que os investimentos prevê em apenas instalações prediais e incremento de equipamentos, com todos os impactos já previstos nas licenças ambientais já emitidas.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA CONASA – CLAUDIA ROMARIZ – (43)3322-3388 / (43) 9987-9561