Alunos recebem orientação para agir em situações de emergência

Projeto Samu na Escola é retomado na Rede Municipal de Ensino.

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, retomou nesta quarta-feira (19/03) o Projeto Samu na Escola. A iniciativa busca orientar os estudantes para agir em situação de emergência e reforçar a importância e as principais funções do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

A Escola Bento Elói Garcia, no Bairro Morretes, foi a primeira a receber o projeto este ano. Os alunos dos quintos e sextos anos participaram da palestra de orientação para agir em casos como engasgamentos, desmaios e acidentes em geral. Eu gostei muito da palestra e do jeito que eles explicaram. É muito legal todo mundo ficar sabendo dessas informações, pois agora podemos ajudar a salvar vidas, afirmou a estudante Katiane Hiinze, que já presenciou casos de urgência na família.

Segundo a Coordenadora do Samu de Itapema, Joce Moraes Romancini, informar a comunidade em quais situações acionar o serviço também é de extrema importância. Muitas pessoas têm dúvidas de quando devem chamar o Samu. Reforçamos aos alunos o procedimento correto até que as equipes cheguem ao local e que os trotes, ainda muito frequentes, dificultam o trabalho e o atendimento a comunidade, explicou Joce Moraes Romancini.

As atividades do Projeto Samu na Escola acontecem semanalmente, conforme cronograma estipulado pela Secretaria de Educação e Cultura.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema