BOMBINHAS – A Dança de Bombinhas é destaque na região

O Ânima, Grupo da Fundação Municipal de Cultura, faz apresentação em Mostra pioneira de Porto Belo.

A noite de 11 de julho foi especial para o Grupo de Dança da Fundação Municipal de Cultura, pois a convite da organização, fizeram uma apresentação na 1 Mostra de Dança da Faculdade Porto das Águas, de Porto Belo. A mostra contou com representantes da dança, em seus diversificados estilos e ritmos, das cidades de Porto Belo, Canelinha, Tijucas, Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas. Muitas, como Bombinhas, com projetos a partir de suas instituições municipal de cultura.

O grupo tem a coordenação da professora e coreógrafa Margarida Castro, que há quatro anos está a frente da oficina da FMC e vem movimentando o cenário cultural municipal e vem ganhando espaço na esfera estadual. O Ânima, que traduzindo do latim significa alma e vida, é formado por 35 crianças e adolescentes que participam da oficina no contra turno escolar.

Desde sua criação alguns, como é bem característico de oficinas culturais, se destacaram e acabaram se tornando referenciais da dança em Bombinhas. Desde então são várias apresentações na região, além da participação em festivais competitivos no estado. Que renderam uma terceira colocação em 2012 no Santa Catarina Dança e um segundo lugar no Rio do Sul Em Dança em 2013, ao trio formado pelos gêmeos Alan e Alex Ramirez, de 14 anos, e Jéssica Delgadinho, de 20. O trio WW Dance faz parte do grupo de dança da Fundação, com coreografias criadas pela Jéssica.

Na Mostra o Ânima apresentou três coreografias Os dias de cão acabaram, dança contemporânea, uma indiana de celebração a vida intitulada A Ciranda e um solo realizado por Patrick Cancelier, O cego seco, todas coreografias da professora Margarida Castro. O objetivo é levar a manifestação englobando as diversas etnias e estilos na intenção de aproximar as mais diversas culturas existentes no mundo. O grupo recebeu dois troféus de participação em reconhecimento ao trabalho efetuado pelas crianças da FMC. O convite demonstra que estamos fazendo história. Foi um privilégio participar. Salienta Josiane Muriel da Silva, coordenadora das oficinas culturais.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas