BOMBINHAS – Bombinhas discute proposta de cidade sustentável

O 1 Fórum Bombinhas, Perspectivas para o Futuro, realizado sábado (23), na Ilha do Farol, abre grande oportunidade para uma virada radical no desenvolvimento do município, com uma proposta de se tornar uma cidade sustentável em todos os sentidos.

A ideia, explicou a prefeita Paulinha, era apurar o pensamento da comunidade, através de pesquisa realizada no mês de março sobre o tema Bombinhas, Perspectivas para o Futuro, desenvolvida durante o Fórum, com o reforço de palestras proferidas por técnicos qualificados. Desta forma vamos fazer as mudanças necessárias para transformar Bombinhas em uma cidade moderna, agradável, com qualidade de vida.

O Fórum contou com a participação de técnicos qualificados, que mereceram elogios da platéia pelos temas apresentados em suas palestras. A abertura dos trabalhos ficou por conta do palestrante Jeorge Winnick, com a apresentação do programa Cidades Sustentáveis, e incluiu Bombinhas, com a assinatura do termo de adesão por parte da prefeita Paulinha.

Milton Zuanazzi, que participou da equipe responsável pela implantação do Ministério do Turismo, e ocupou os cargos de Secretário Nacional de Turismo e Secretário de Estado de Turismo do Rio Grande do Sul, teceu comentários sobre a forma moderna, dinâmica ,que se espera de um município com vocação turística.

Capacidade de carga

O professor Marcus Polette, da Univali, encarregado do estudo que prepara a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental, apresentou informações interessantes sobre o estudo em andamento sobre a capacidade de carga do município de Bombinhas, paisagem, esgoto, resíduos, etc.

O professor Pollete realiza trabalho pioneiro, que apura a identificação dos bairros de Bombinhas com a perspectiva de torná-los sustentáveis. O estudo iniciou por Quatro Ilhas, com levantamentos sobre sua capacidade de carga e principais necessidades.

Workshop

As técnicas Márcia Godinho e Tânia Brizolla realizaram o workshop para reflexão sobre o desenvolvimento, mercado turístico e competividade do destino de Bombinhas.

Após a exposição e alinhamento do conteúdo em plenária, os participantes construíram, em grupos, um quadro de ações divididas nas cinco dimensões da competitividade dos destinos turísticos: infraestrutura, turismo, políticas públicas, economia e sustentabilidade. Esse trabalho resultou um relatório com as principais considerações sobre o encontro, que será apresentado em breve, após formatação. Para os próximos meses, dando continuidade ao trabalho realizado, será feita uma oficina sobre roteirização e produtos, aspectos fundamentais para o desenvolvimento do turismo e Bombinhas e do posicionamento do destino no mercado turístico.

12 eixos do programa

Cidade Sustentável

A prefeita Paulinha proferiu palestra sobre os 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis, de acordo com o resultado da pesquisa que envolveu 590 participantes.

Paulinha declarou que a pesquisa visa identificar o conceito de cidade pretendida pelos moradores, afim de desenvolver ações adequadas nesse sentido.

Assessoria de Comunicação

Prefeitura M unicipal de Bombinhas

www.bombinhas.sc.gov.br

Fotos:Divulgação

Contato(47) 3393-9500/9268-0243