BOMBINHAS – Estudante de Bombinhas participa com delegada na IV Conferência Nacional Infanto Juvenij pelo Meio Ambiente em Brasília

Projeto estudantil Energia Limpa garante participação em conferência no final de dezembro

Depois de passar pelas etapas municipal, regional e estadual a equipe formada por estudantes da EBM Dilma Mafra se classificou para etapa nacional da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontece em Brasília de 23 a 28 de dezembro.

Instalar geradores de energia com base de eólica para produção de energia limpa para dessa forma sensibilizar a importância ecológica e econômica do uso de alternativas mais sustentáveis agregando tecnologias e recursos naturais. Este foi o principal objetivo do Projeto Energia Limpa elaborado pelos alunos Isabela dos Santos, Maria Eduarda de Carvalho, Jeferson de Souza Pinheiro, Kevin Siqueira Mendes e Yasmin Nunes da Silva, com orientação do professor Rogério A. Morelato que validou estudante bombinense como uma das representantes de Santa Catarina na etapa nacional.

A aluna da oitava série Maria Eduarda Pinheiro Carvalho, delegada, representará o grupo e Bombinhas no Distrito Federal conta que o motivo escolhido já vem de uma vontade antiga de fazer um gerador eólico. Sempre me interessei por este tema, sempre construir um gerador, revela a estudante que pensa em seguir a carreira na engenharia. Consciente Maria Eduarda, de apenas 14anos de idade, diz que para tirar o projeto do papel o custo seria um pouco salgado, mas que o custo-benefício seria válido. A ideia é que além da escola, parte da comunidade também receba parte desta energia. Claro que é preciso que um engenheiro faça os cálculos, para saber quantas pás seriam necessárias para gerar energia suficiente. Seria muito legal se isso acontecesse.

Com a classificação a EBM Dilma Mafra deverá receber uma premiação em dinheiro. Mas para Maria Eduarda a premiação já tem outro significado. Claro que no início tinha aquela vontade de ganhar. Mas aos poucos isso foi mudando ao passarmos pelas etapas chegou a outro patamar. Como, em Brasília não será uma disputa, e sim uma troca de ideias, uma conferência, conhecer outros projetos, outras ideias e compartilhá-las já é muito válido.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas