BOMBINHAS – Exposição de ciências naturais mobiliza professores e alunos da Rede Municipal de Ensino

Esta exposição é parte integrante de um Projeto de Extensão Universitária do Curso de Graduação em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Na primeira semana de novembro, no ginásio de esportes da EBM Dona Dilma Mafra, ocorreu a Exposição de Ciências Naturais Os Invertebrados. Voltada para os alunos de 6 ao 9 ano do ensino fundamental das EBM Dona Dilma Mafra, Edith Willecke e Manoel José da Silva, a Exposição foi apresentada em formato que o público (professores e estudantes) teve contato visual e físico com exemplares vivos e conservados, de organismos invertebrados. Eles puderam fazem perguntas sobre temas gerais do nosso dia-a-dia os quais relacionam-se com as importâncias dos invertebrados.

Esta exposição é parte integrante de um Projeto de Extensão Universitária do Curso de Graduação em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenado pelo professor Dr. Arno Blankesteyn, sendo esta a VI edição realizada no Estado.

A parceria com a Prefeitura Municipal de Bombinhas foi estabelecida por intermédio da bióloga Letícia Frozza Teive da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab), que com o total apoio do departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da Famab e da Secretaria Municipal de Educação viabilizaram toda infraestrutura necessária para a realização do evento.

Anteriormente à exposição, foi realizada uma capacitação para os professores de ciências da rede municipal e técnicos da Famab para que os mesmos atuassem como monitores da exposição. A visita dos estudantes à exposição obedeceu a um cronograma montado em comum acordo com a coordenadoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, sendo feita no horário da aula de ciências, com o tempo de visitação correspondendo ao tempo de aula.

De acordo com o prof. Arno, o objetivo principal da exposição é a seleção de conteúdos na área de ciências que inclua os Filos de animais Invertebrados com representantes da diversidade biológica regional, para apresentar conhecimentos sobre as origens, variações morfológicas, aspectos de ecologia e importância dos diversos grupos de invertebrados para a manutenção das diversas formas de vida, inclusive para o homem.

Para o professor este tipo de exposição apresenta alto potencial didático pela estimulação que gera, tanto para abordar conceitos de ecologia como para se fazer a educação ambiental, complementando assim os conteúdos curriculares. O tema Invertebrados é apropriado, pois atualmente o conhecimento de fauna é muito centralizado nos representantes de vertebrados, o que faz com que os demais grupos de animais deixem de ter importância para nossas vidas. Neste sentido os invertebrados são um portal para a grande diversidade de vida animal e de todos os seres vivos, sendo tão ou mais importantes do que os vertebrados para diversos setores da nossa sociedade organizada.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas