BOMBINHAS – Festa do Pescador recebe 11 mil pessoas em três dias

Shows nacionais e com bandas locais animaram moradores de Bombinhas e visitantes em uma festa animada e em clima familiar

A 16 Festa do Pescador recebeu 11 mil visitantes nos três dias de evento, de 4 a 6 de outubro. Shows nacionais e com bandas locais animaram moradores de Bombinhas e visitantes em uma festa animada e em clima familiar. Ana Paula da Silva, prefeita de Bombinhas, destaca a participação dos pescadores e suas famílias.

Esta é uma festa para o pescador e para sua família. Este era nosso objetivo e ficamos felizes ao perceber, durante o balanço, que alcançamos o objetivo e a nossa festa foi um sucesso, avalia.

Para ela, o evento é um espaço de celebração da cultura de Bombinhas, ligada ao mar e a pesca. Além dos show musicais, a Fundação Municipal de Cultura organizou apresentações e a exibição do documentário Antes do inverno, totalmente produzido em Bombinhas e que conta os preparativos para a pesca da tainha.

Segurança

O vice-prefeito Paulo Henrique Dalago Muller cita o clima de segurança em todos os dias da festa. Fizemos um evento com atrações para toda a família, totalmente seguro, sem qualquer registro de ocorrências, afirma.

O destaque do último dia de Festa do Pescador foi a tradicional corrida de embarcações, na manhã de domingo. Participaram 30 embarcações, divididas em cinco categorias. À tarde, após a premiação dos vencedores, houve sorteio de brindes, como motor para embarcação, TV e outros equipamentos náuticos, para as famílias dos pescadores.

O diretor de Pesca e Aquicultura, Jair Basílio Francisco, explica que a festa foi montada de acordo com a vontade da comunidade de pescadores. Fizemos ao gosto deles e todos aprovaram, informa. Uma das surpresas foi o anúncio, no último dia, que a Secretária de Pesca e Aquicultura terá uma camionete para realizar serviços de transporte de peças de barcos. Os pescadores não contavam com esse serviço e precisavam pagar fretes para realizar este transporte, comenta Jair.

Gastronomia

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Waldir Eschberger, indica ainda a presença da gastronomia local, com várias opções e que agradaram a todos. Foi uma combinação perfeita de boa comida, bebida e música de qualidade, frisa. A música foi um destaque à parte.

Na primeira noite, animaram a plateia a banda local Noe Jack e a volta aos palcos do Uniclãs. Sábado, foi a vez da dupla sertaneja Leo e Júnior, conhecida nacionalmente e com vários sucessos, além do cantor Rafael Machado – uma das novas caras do sertanejo – e para fechar a noite, o baile comandado pelo Grupo Embalo Campeiro.

São artistas que foram convidados em virtude da solicitação e desejo do principal publico da festa, os pescadores, comenta. A Festa do Pescador foi encerrada pelo grupo Cantadores do Engenho, valorizando a cultura do litoral catarinense. Já para as crianças, a Festa contou com brincadeiras e jogos coordenados por profissionais do SESC.

O Banco do Empreendedor participou da Festa prestando esclarecimentos e informações aos pescadores e interessados em capital para seus negócios. Waldir Eschberger antecipa que a Prefeita já está preparando a 17 edição, que terá mais surpresas e atrações. Será uma Festa ainda melhor, comenta a prefeita Ana Paula.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas