BOMBINHAS – Fiscalizações na Rede de Esgoto são intensificadas

BOMBINHAS – Fiscalizações na Rede de Esgoto são intensificadas

BOMBINHAS - Fiscalizações na Rede de Esgoto são intensificadas - Foto:  Assessoria de Comunicação/Águas de Bombinhas

No ritmo de preparação para mais uma temporada de verão, as fiscalizações na rede de esgoto da cidade foram intensificadas. Cerca de 10 vistorias foram realizadas na última semana, e duas residências foram notificadas por irregularidades. Esse comportamento dos proprietários pode representar um problema sério para Bombinhas, principalmente no verão, quando o volume de esgoto coletado aumenta consideravelmente e, somado às chuvas, essas ligações irregulares podem causar danos no sistema de coleta e tratamento.

As ações são realizadas pela concessionária Águas de Bombinhas, que notifica os proprietários principalmente por: ligações não cadastradas, clandestinas e ligações inadequadas sem a caixa de gordura. A mais comum são as ligações de drenagem pluvial direto na rede de esgoto, cuja condição é caracterizada como irregularidade prevista no regulamento de serviço. O objetivo é manter o sistema de forma correta, por uma questão de saúde pública e prevenção de poluição ambiental. A concessionária pede que, em casos de suspeita, os moradores denunciem e auxiliem no trabalho de fiscalização. A caixa de gordura é obrigatória tanto em residências quanto em comércios e deve ser limpa ao menos duas vezes ao ano, pois a gordura obstrui os canos e diminui a capacidade da rede de transportar o esgoto.

Como regularizar?

As equipes da concessionária realizam a fiscalização inicial. Identificado a irregularidade, é emitida uma notificação e o cliente tem o prazo de 15 dias para apresentar uma resposta ao atendimento e negociar o prazo para adequação.

Passado este prazo a Águas de Bombinhas faz uma nova vistoria ao local. Caso o cliente não tenha se adequado, pode ser multado de acordo com o regulamento de serviços. O valor virá em sua próxima fatura. Vale lembrar que as ligações inadimplentes também podem ter o serviço suspenso.

Foto:  Assessoria de Comunicação/Águas de Bombinhas
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas