BOMBINHAS – Quatro Ilhas e Mariscal estão na Fase Piloto do Bandeira Azul

BOMBINHAS – Quatro Ilhas e Mariscal estão na Fase Piloto do Bandeira Azul

BOMBINHAS - Quatro Ilhas e Mariscal estão na Fase Piloto do Bandeira Azul - Foto: Amanda Weber

As Praias de Quatro Ilhas e Mariscal, em Bombinhas, estão na fase piloto do Programa Bandeira Azul e recebem ações já durante esta temporada para cumprimento dos critérios exigidos para a certificação internacional. O Comitê Gestor, que iniciou os trabalhos em Julho, deve fazer a avaliação do andamento das medidas já implantadas para aplicar as melhorias necessárias.

Em reunião na última semana, o Comitê Gestor fez uma retrospectiva dos trabalhos realizados durante este período e debateu as informações levantadas durante a visita técnica ao município de Balneário Piçarras, que hasteia a Bandeira Azul nesta semana. Também foi apresentado o mapeamento de restinga das praias e o projeto com as ações previstas para serem implantadas com recursos provenientes da Taxa de Preservação Ambiental – TPA. O Comitê Gestor da TPA aprovou investimento de R$40.500,00 para a produção e instalação das placas indicativas da fase piloto e de identificação das áreas de restinga; aquisição de tendas para realização de ações de sensibilização e conscientização ambiental; coleta e análise de balneabilidade da água; e delimitação e proteção de trechos de restinga.

Esse investimento se soma às ações já implantadas e que atendem aos critérios da certificação, como a instalação de banheiros e lixeiras, atividade de guarda-vidas, limpeza e treinamento dos fiscais de praia. Também será disponibilizado um formulário online para que os frequentadores das praias possam sugerir melhorias.

O Comitê Gestor e os Grupos de Trabalho vão acompanhar o andamento da temporada nestas praias para identificar possíveis pontos a serem melhorados, tanto na infraestrutura quanto na gestão das praias. Pelo cronograma estipulado pela coordenação do Programa, é possível permanecer por dois anos na fase piloto. São 34 critérios que devem ser cumpridos para que as praias recebam a certificação. O Comitê Gestor do Bandeira Azul de Bombinhas pretende se reunir em Abril para fazer a avaliação da temporada e definir o tempo de permanência na fase piloto e a preparação da documentação a ser entregue ao júri nacional e internacional, para buscar a certificação.

Fotos: Amanda Weber
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas