BOMBINHAS – Sábado é dia de Rugby em Bombinhas

Amistoso internacional do esporte acontece dia 28 de setembro as 15h no campo da Santur em Mariscal

Lembrado por sua semelhança com o futebol americano, o rugby é um jogo coletivo praticado com as mãos e uma bola. Cada time no rugby tem 15 jogadores titulares e 6 reservas, que precisam fazer o maior número de pontos em uma partida dividida em usa partes de quarenta minutos.

No sábado, em Bombinhas, uma pequena demonstração desse jogo que a cada dia ganha mais adeptos no Brasil. Em amistoso internacional a equipe da Argentina Universitários de Tucuman enfrentam os jogadores do São José Rugby Club, de São Paulo, pela categoria M14, ou seja, os jogadores são adolescentes menores de até catorze anos de idade. A maioria das pessoas tem uma ideia de que o rugby é um esporte bruto, mas, na verdade, o rugby é um esporte de contato, com regras claras e rígidas possível de ser praticado por qualquer pessoa. Esse amistoso também vai servir para desmistificar e divulgar o rugby em Bombinhas, explica o presidente da Fundação Municipal de Esportes Marcos Perrone.

Para você entender:

A bola de rugby tem o formato oval e é feita de couro semelhante à bola de futebol americano.

O campo é retangular, com comprimento de 144 metros e largura de 70 metros.
Existem quatro formas de se pontuar no rúgbi, sendo elas o objetivo do jogo.
Try (ensaio) quando o jogar consegue apoiar a bola no chão dentro do chamado in-goal (área de validação), isto é, atrás da linha das traves (do gol). Vale 5 pontos.

Conversão: após um try, a equipe que pontuou tem direito a um chute a gol valendo 2 pontos. O chute é dado a partir de um ponto em uma reta que passe pelo local onde foi feito o try e seja perpendicular à linha de fundo. A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais.

Chute de Penalidade (Penal): faltas graves podem ser punidas com um chute de penalidade. O time que recebeu a falta pode optar por um chute do local onde a falta foi cometida. A bola deve ser apoiada no chão para o chute ser efetuado. A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais. Vale 3 pontos.

Drop goal (pontapé de ressalto): em qualquer momento da partida, um jogador pode efetuar um chute a gol, que vale 3 pontos. Antes de ser chutada, a bola deve obrigatoriamente tocar o solo. A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais.

Obs: a equipe que sofreu os pontos deve efetuar um chute de reinício a partir do meio campo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas