BOMBINHAS – Sábado é dia de vacinação contra a Poliomielite

Em Bombinhas a mobilização do dia D será realizada no Pronto Atendimento, em Bombas e nas unidades de saúde do José Amândio , Zimbros, Canto Grande e Centro das 8h às 17h sem interrupção

O Ministério da saúde anunciou nesta terça, em Brasília, que pretende vacinar 12,2 milhões de crianças na 34 Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite. A ação começa neste sábado, 8 de maio, com o Dia D de mobilização nacional, e vai até 21 de junho em todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

A meta do ministério corresponde a 95% do público-alvo, que é de 12,9 milhões de crianças entre 6 meses e menores de cinco anos de idade. No ano passado, foram vacinadas mais de 14 milhões de menores nessa faixa etária.

Em Bombinhas a mobilização do dia D será realizada no Pronto Atendimento, em Bombas e nas unidades de saúde do José Amândio, Zimbros, Canto Grande e Centro das 8h às 17h sem interrupção. Esse funcionamento será apenas no dia 8, nos dias seguintes da campanha as crianças poderão ser vacinadas nas unidades de saúde em seu próprio bairro, no horário de funcionamento normal, que é das 8h às 12h e das 13h às 17h. A meta de Bombinhas é vacinar 998 crianças de seis meses a crianças de quatro anos, 11 meses e vinte e nove dias, informa a diretora da Vigilância em Saúde, Lucimar Guimarães.

Neste ano, o público alvo a ser vacinado na campanha é a partir dos 6 meses, com a vacina oral, VOP, as chamadas gotinhas. Isso porque as crianças menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a injetável, VIP, nos postos de vacinação. É importante reforçar que os pais levem a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial, diz.

Este ano, assim como em 2012, crianças de 2 meses e 4 meses serão vacinadas com a dose injetável, considerada mais segura e eficaz pela Organização Mundial da Saúde. A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos, como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38C ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada, informa Lucimar.

Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra póliomielite

Idade Dose
2 meses Vacina inativada injetável
4 meses Vacina inativada injetável
6 meses Vacina oral
15 meses Reforço oral

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas