BOMBINHAS – Seminário do Instituto Ayrton Senna

A Secretária Municipal de Educação, Dóris Helena Serpa, juntamente com a superintendente de educação, Liliane Roslindo Klabunde, a diretora pedagógica, Maria do Rosário Borges e a assessora de gabinete, Simone Mercedes participaram na última semana de outubro em São Paulo, do Seminário Política Educacional e o direito de aprender: o que nós gestores temos com isto? O evento reuniu educadores de várias partes do Brasil. Estiveram na pauta temas como os desafios da gestão pública educacional e a garantia do direito à educação pública de qualidade para todos.

O filósofo Mario Sergio Cortella, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP, fez a palestra de abertura e ressaltou a importância da larga escala em qualquer política educacional. A qualidade não pode ser privilégio.

Na sequência, as psicólogas Suzana Menin (Doutora em Psicologia Escolas e do Desenvolvimento Humano pela USP) e Telma Vinha Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e professora da Unicamp) ministraram as suas palestras. Elas destacaram a importância da escola como espaço de formação de pessoas. É na escola que se aprende as relações não estáveis, com os colegas, professores. Diferente do que acontece em casa, na família, declarou Telma.

Magda Soares, professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG, falou sobre a importância da alfabetização na idade certa. É um direito de todos, que começa a ser conquistado na infância, assinalou. Para encerrar o primeiro dia, grupos de trabalho se reuniram para discutir ações para garantir a alfabetização na idade certa, e apresentaram o resultado da discussão para todos os presentes no seminário.

No segundo dia do evento, foram apresentados vários cases de sucesso, em Estados e municípios parceiros do Instituto Ayrton Senna, como Maranhão, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piripiri (PI), Ponta Grossa (PR), São Roque (SP), Licínio de Almeida (BA) e Castelo do Piauí (PI).

Teresa Jussara Luporini, assessora de gestão educacional de Ponta Grossa, contou sobre a bem-sucedida experiência com uma ouvidoria, que ajudou a melhorar a qualidade do ensino na cidade.

Adailton Silva Cotrim, coordenador do programa Gestão Nota 10 em Licínio de Almeida, contou que o ensino particular está deixando de existir na cidade, após cerca de quatro anos de parceria com o Instituto Ayrton Senna.

A apresentação dos cases contagiou a plateia e, na sequência, a coordenadora da área de Educação Formal do Instituto Ayrton Senna, Inês Kisil Miskalo, fechou o evento. Na educação, o céu é o limite. E aqui mostramos a importância dessas parcerias para melhorar a qualidade da educação pública em várias cidades do Brasil. É importante, cada vez mais, garantirmos o direito de todos aprenderem.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas