Caminhada marca o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na sexta-feira (26) uma caminhada que reuniu mais de 100 participantes dos grupos de tabagismo de Itapema e Porto Belo. A mobilização aconteceu no Centro de Convivência da Melhor Idade Geraldo Airoso, de Porto Belo, de onde grupo caminhou três quilômetros até a sede do Clube dos Veteranos. Na chegada, houve uma confraternização com direito a dança e almoço italiano. A atividade foi organizada para marcar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, comemorado em 29 de agosto.

Na oportunidade, o médico Júlio Marchi, coordenador do Programa Itapema Mais Ativa, apresentou vídeos que abordam os riscos do cigarro e falou sobre as medidas que o governo vem adotando para orientar e conscientizar a população dos malefícios do tabagismo à saúde. Precisamos iniciar uma ação coletiva de convencimento a fim de que as pessoas percebam os riscos do vício, e também para que os estabelecimentos respeitem a lei antifumo, destacou. Marchi lembrou ainda que o tabagismo é uma doença pediátrica, sendo que 90% dos fumantes começam a fumar com menos de 18 anos. As ações de combate ao tabagismo devem ser focadas naqueles que ainda não fumam, com o objetivo de evitar o contato de adolescentes com o cigarro, completou.

Grupo de Tabagismo auxilia quem deseja parar de fumar

Em Itapema, quem deseja viver sem cigarro conta com o Serviço de Abordagem e Tratamento do Tabagismo, um grupo de apoio coordenado por profissionais como psicólogos e nutricionistas. Os encontros acontecem semanalmente, durante um mês. O objetivo é fazer com que o usuário pare de fumar até a quarta sessão. Depois deste período, as reuniões de manutenção ocorrem quinzenalmente.

Atualmente há três grupos em andamento, nas Unidades Básicas de Saúde da Meia Praia e Sertãozinho, e no Centro de Referência Especializado (CERES). De acordo com a psicóloga Karine Willrich, mais de 300 pessoas já passaram pelo grupo desde sua criação, em 2009, e 179 delas deixaram de fumar até o quarto encontro. No grupo são abordados os três tipos da dependência, como a física, a psicológica e a de hábitos, diz. Quem tiver interesse em participar deve entrar em contato com o CERES, pelo telefone (47)3368-2855 e informar o nome completo e o telefone de contato.

Mais informações sobre o Grupo de Tabagismo e o Programa Itapema Mais ativa na Secretaria de Saúde, pelo telefone (47)3368-2711 ou através do site www.itapema.sc.gov.br/maisativa