Campanha vai orientar população sobre atendimento às pessoas em situação de rua

Campanha vai orientar população sobre atendimento às pessoas em situação de rua

Campanha vai orientar população sobre atendimento às pessoas em situação de rua

Nesta quinta-feira (17/11) foi lançada em Itapema a campanha “Não de esmola, sua ajuda me mantém na rua”. O objetivo é orientar a população sobre os atendimentos disponíveis para às pessoas em situação de rua como encaminhamentos aos serviços de saúde, segurança pública ou abordagem social.

A iniciativa é do Conselho de Segurança Unificado 173 de Itapema (CONSEG) e tem apoio da Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar.

A ação contará com a distribuição de panfletos e cartazes pela cidade e também de orientação aos comerciantes e condomínios. A arte da campanha também está disponibilizada em tótens e também em ônibus que circulam pelo município.

“Nossa intenção é conscientizar a população que dar esmola não resolve o problema das pessoas em situação de rua, mas contribui para que elas permaneçam nesta condição. Com o material informativo vamos levar ao conhecimento da comunidade as várias políticas sociais ofertadas pelo município que podem ser acionados para o correto atendimento das pessoas em situação de rua”, destacou a Presidente do Conseg, Mariei Malikowski Lemanis.

Confira os serviços:

Abordagem Social – disque (47) 3267-1581: Para retornar à cidade de origem (limite de até 1km), entrar em contato com familiares, receber orientações sobre documentação, vagas de emprego ou solicitar tratamento em comunidade terapêutica

SAMU – disque 192: Embriagado, drogado ou com algum problema de saúde

PM – disque 190: Importunando, ofendendo, usando ou traficando entorpecente

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema