CERES disponibiliza cirurgia para síndrome do Túnel do Carpo em Itapema

CERES disponibiliza cirurgia para síndrome do Túnel do Carpo em Itapema

Agora os pacientes com a síndrome do Túnel do Carpo têm atendimento de qualidade no município de Itapema, contando com um excelente grupo de profissionais no Centro de Referências e Especialidades (CERES). A cirurgia para síndrome do Túnel do Carpo é uma raridade na região, e a cidade se destaca como um dos poucos municípios que está realizando a cirurgia.

A síndrome do túnel do carpo é uma doença neuropática e é uma das mais frequentes que acontece nas mãos, ela é resultado da compressão do nervo mediano no canal do carpo, região do corpo que se localiza entre a mão e o pulso. Esta região do pulso aonde os nervos chegam até a mão é chamada de túnel cárpico, por isto, é dado este nome síndrome do Túnel do Carpo. Esse túnel é super estreito e faz com que o nervo fique comprimido entre a mão e o pulso causando a dor, dormência, formigamento ou fraqueza dos movimentos com a mão.

No CERES, a doença é tratada com uma cirurgia convencional onde consiste na descompressão do nervo mediano abrindo o Túnel do Carpo através do ligamento que o fecha. Utilizando da técnica endoscópica, a cirurgia é realizada por meio de micro incisão no pulso, fora da palma da mão, e é introduzida uma câmera de vídeo e uma lâmina especial dentro da região. Mas antes de tudo é feito um correto diagnóstico, tendo em mente sempre que o exame clínico do paciente é o fator mais importante.

O neurologista, Carlos Alberto de Oliveira, explica como é feito o encaminhamento do paciente e como é realizada a cirurgia. “O encaminhamento do paciente é feito através do ortopedista ou neurologista que registra pacientes com a síndrome do túnel do carpo e repassa para a realização da cirurgia. Esta síndrome é um problema que acontece no nervo e vai para os três primeiros dedos da mão (polegar, indicador e dedo médio). O nervo que vai para esses dedos fica comprimido em uma região entre o punho e a mão, este é chamado túnel cárpico. É uma membrana que passa nessa região e começa se expressar apertando o nervo”, afirmou o neurologista responsável pelo procedimento.

Ainda segundo Carlos, Itapema tem uma boa estrutura para realiza a cirurgia. “A cirurgia demora em torno de 30 minutos à 1 hora e é feita com anestesia local, onde é realizada a abertura da membrana que fica nessa região entre o punho e a mão, daí o nervo volta a ter espaço normal que ele teria antes de acontecer a doença. É importante ressaltar que o túnel do carpo pode ser causado por esforço repetitivo, relacionado tireóide ou até mesmo fator genético”, afirmou o Dr. Carlos Alberto de Oliveira.

Para o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, a cirurgia está beneficiando muitos pacientes. “Itapema mais uma vez se destaca na área da saúde, como um das poucas cidades da região que agora disponibiliza a cirurgia para a síndrome do Túnel do Carpo. Os pacientes agora realizam aqui mesmo na cidade e com total acompanhamento da equipe do Centro de Referências e Especialidades (CERES), afirmou Everton Ricardo da Silva.

Os três principais sintomas:

formigamento

dormência

dor

Onde eles ocorrem:

polegar

dedo indicador

dedo médio

metade do dedo anelar

OBS: O formigamento, dormência e dor às vezes pode se ampliar para fora desta área.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema