CERES disponibiliza exame Ecocardiograma Sob Estresse Farmacológico em Itapema

CERES disponibiliza exame Ecocardiograma Sob Estresse Farmacológico em Itapema

Pacientes que necessitam de diagnósticos de doenças cardíacas recebem atendimento de qualidade em Itapema, contando com um excelente grupo de profissionais no Centro de Referências e Especialidades (CERES). A mais recente novidade é a disponibilização do exame ecocardiograma sob estresse farmacológico. Uma raridade na região e que agora está sendo feito na cidade.

Ecocardiograma sob estresse farmacológico é um exame de ultrassom do coração que permite diagnosticar e localizar as obstruções das artérias, também sendo capaz de confirmar ou descartar a presença da mesma. Para a realização do exame é necessário puncionar uma veia no braço e oferecer medicamentos como dobutamina e a atropina que provocam o aumento do trabalho cardíaco ou variações do fluxo na circulação sanguínea, possibilitando visualizar a contração do coração do paciente em repouso e em esforço máximo. Alguns problemas cardíacos, como doença na artéria coronária, são mais fáceis de diagnosticar quando o coração está batendo mais forte e rápido.

Uma artéria do coração pode ter um entupimento de até 70% e não ter nenhuma alteração no ecocardiograma de repouso. O ecocardiograma de repouso já é realizado há 3 anos no CERES de Itapema, mas por não ser tão eficiente quanto o exame ecocardiograma sob estresse farmacológico, sempre havia uma limitação quando o paciente possuía uma artéria entupida. O paciente era mandado para Itajaí para fazer uma cintilografia (método de diagnóstico por imagem da Medicina Nuclear que causa efeitos colaterais) ou ir direto para o cateterismo cardíaco. Hoje, com a vinda do aparelho adaptado para a realização do exame no município, o paciente pode realizar todos os diagnósticos e exames necessários, sem passar por procedimentos desnecessários ou mais agressivos.

O número de exames realizados em Itapema varia entre 3 a 4 por turno, pois ele é mais demorado e necessita de um maior procedimento e preparo do paciente. O encaminhamento dos pacientes é feito através dos cardiologistas, especialistas do CERES, que atendem e avaliam os casos onde há devidos problemas cardiológicos.

O cardiologista, Luis Eduardo da Rocha, destacou a importância e facilidade para a população de Itapema agora que o exame ecocardiograma sob estresse passou a ser realizado no município. “Este ano conseguimos todos os equipamentos necessários para realizarmos o exame ecocardiograma sob estresse farmacológico aqui em Itapema, facilitando a vida do paciente e dos profissionais. Com esse exame, nós conseguimos dar um grau de certeza de 88% a 92 de certeza que o paciente tem alguma alteração ou não, sem que o paciente precise realizar outros exames mais aprofundados que geram maiores custos e problemas”, destacou Luis Eduardo da Rocha.

Ainda segundo Luis, Itapema tem uma boa estrutura para a saúde. “Tudo o que eu peço tem vindo com muita tranquilidade, como este aparelho adaptado que facilitou muito para a realização de todos os exames. Outra coisa que temos recebido muito chama-se contraste de microbolhas que é feito somente em 4 lugares no Brasil inteiro e serve para ajudar o ultrassom a visualizar e marcar todo o coração do paciente. As vezes as pessoas não fazem ideia que nós temos coisas aqui em Itapema que não são feitas na maioria dos lugares do Brasil. O meu principal objetivo como profissional da saúde é ajudar as pessoas, facilitar a vida dos pacientes e melhorar a qualidade do atendimento do SUS cada vez mais”, afirmou Dr. Luis Eduardo da Rocha.

Para o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, o exame está beneficiando muitos pacientes. “Itapema mais uma vez se destaca na área da saúde, como um das poucas cidades da região que agora disponibiliza o exame ecocardiograma sob estresse farmacológico. Agora os pacientes realizam o exame aqui mesmo e com o total acompanhamento da excelente equipe do Centro de Referências e Especialidades (CERES). Seguiremos crescendo e inovando na saúde do município em busca de grandes resultados para a melhoria do bem-estar da população itapemense”, afirmou Everton Ricardo da Silva.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema