Chegou a hora da terceira dose contra Hepatite B

Chegou a hora da terceira dose contra Hepatite B

Pessoas que já receberam duas doses da vacina devem ficar atentas aos prazos

A fim de intensificar a proteção da comunidade contra a Hepatite B, a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, lembra a população da importância da finalização do esquema vacinal contra a doença, visto que para desenvolver a imunidade, é necessário ter recebido todas as três doses.

Quem recebeu a primeira dose durante o fim do mês de julho, data em que aconteceu a Mobilização Estadual contra as Hepatites, e um mês depois a segunda, deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município neste período do mês de fevereiro para receber a última vacina e assim tornar a imunização total e eficaz.

Para quem se vacinou em um período diferente da mobilização, o aviso não deixa de valer. “Como a vacina é oferecida em qualquer período do ano, quem tomou em meses diferentes deve ficar atento. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira, e a terceira dose deve ser aplicada 150 dias após ter recebido a segunda”, explicou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos.

Então não se esqueça, fique atento a sua caderneta de vacinação e cuide-se. A vacina ainda continua sendo ofertada ao longo de todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para pessoas de 0 a 49 anos e para os grupos de risco, onde se enquadram gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais da saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, homossexuais, coletores de lixo e tatuadores. Vale lembrar que para os grupos de risco não há limite de idade para se imunizar.

Não sabe como se prevenir? Confira abaixo os cuidados essenciais

Vacine-se contra a hepatite B;
Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar;
Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação;
Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis;
Utilize material de manicure individual e esterilizado;
Use preservativo em todas as práticas sexuais.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema