Cidades do litoral são as que mais crescem em população no Vale do Itajaí

Cidades do litoral são as que mais crescem em população no Vale do Itajaí

A população do Alto Vale do Itajaí tem crescido menos ou até diminuído em alguns pontos enquanto as cidades litorâneas são as que mais crescem. Ao menos é o que aponta a estimativa de população divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados, Itapema foi a cidade do Vale que mais cresceu de 2014 para 2015 e a segunda no Estado, com 3,63%. Do outro lado da tabela, oito dos 54 municípios da região diminuíram em população. Mirim Doce, no Alto Vale, teve uma queda de 1,07%.

De maneira geral, a população do Vale do Itajaí cresceu em um ano mais do que a média estadual e nacional. São cerca de 32 mil pessoas a mais, que representam 1,94% de aumento, comparados aos 1,35% de Santa Catarina. Blumenau segue sendo a maior cidade do Vale, com 338 mil habitantes, seguida por Itajaí, Balneário Camboriú e Brusque.

O litoral domina as nove primeiras posições da lista das cidades que mais cresceram. Além de Itapema, marcam presença Bombinhas, Balneário Piçarras, Navegantes, Camboriú, Porto Belo, Balneário Camboriú e Penha. Na décima posição vem a primeira cidade fora do litoral, Guabiruba com 2,62% de aumento.

No Alto Vale os números são mais modestos, na ponta de baixo da tabela de crescimento. As maiores cidades da região, Rio do Sul e Ibirama, cresceram 1,47% e 0,85%, respectivamente.

Para o professor de economia da Furb, Nazareno Schmoeller, o principal fator que explica a movimentação da população para o litoral são as oportunidades de emprego.

Há a questão da qualidade de vida e aposentadoria, mas é no litoral a maior oferta de trabalho e o melhor nível de renda. Esse já é um movimento que vem das últimas décadas, com essas cidades tendo o maior crescimento explica.

O município catarinense mais populoso continua sendo Joinville, com 562 mil habitantes. Ele aparece na lista dos 20 municípios mais populosos do país que não são capitais. No Estado, é seguido por Florianópolis, Blumenau, São José e Criciúma, em uma lista que não sofreu alteração na ponta de cima.

FOTO: Marcos Porto / Agencia RBS
FONTE: JORNAL DE SANTA CATARINA