Concentração e muito aprendizado ditam ritmo da Oficina de Flauta Doce

Concentração e muito aprendizado ditam ritmo da Oficina de Flauta Doce

As aulas de Flauta Doce oferecidas pela Prefeitura de Itapema, por meio da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI) esta encantando as crianças da cidade. As aulas acontecem no Mercado Público Nelson Santos. O lugar foi adequado para as oficinas culturais e funciona diariamente ao som de todos os ritmos e melodias.

O professor Paulo Rodrigo Lima, que ministra as aulas de Flauta, conta que os resultados são impressionantes e que o instrumento ajuda no desenvolvimento das crianças. “As técnicas de concentração, percepção e coordenação necessárias para tocar o instrumento ajudam os alunos no desenvolvimento cognitivo, melhorando, inclusive, o desempenho escolar”, afirmou o Professor que ao som de uma música executada pela aluna, concluiu. “Vejo uma evolução muito grande nos alunos que vêm às aulas no Mercado Público, eles conseguem absorver os ensinamentos rapidamente”.

As crianças que se destacam nas aulas de Flauta têm a oportunidade de participar da Banda Municipal de Itapema, que é formada pelos estudantes das diversas oficinas musicais. A Banda se apresenta em diversos eventos culturais na cidade e é uma oportunidade para os alunos que pretendem seguir no mundo da música terem contato com o público.

“A Fundação Municipal de Cultura de Itapema percebeu que o nível de aprendizado dos alunos nesses três anos de oficinas está ultrapassando as expectativas. Com a Banda Municipal eles podem colocar seus conhecimentos em prática e encantar os moradores que prestigiam os eventos culturais da cidade. Esse era um compromisso sinalizado pelo Prefeito Rodrigo Bolinha e que agora está sendo executado pelo terceiro ano consecutivo”, afirmou a Superintendente de FMCI, Gisele Mafra Mendes.

Além das aulas no Mercado Público, a Prefeitura de Itapema oferece núcleos em diversas escolas da cidade levando a arte para todas as series e criando bandas escolares. “A música disciplina, motiva e oferece novos olhares para os estudantes. As oficinas culturais, em toda a sua abrangência, buscam exatamente isso, oferecer um contra turno de qualidade para as crianças unindo conhecimento interação e entretenimento. O projeto é tão amplo que não está focado apenas em um espaço, além do Mercado Público, as escolas Bento Eloi Garcia, Francisco Vitor Alves, Oswaldo dos Reis e Maria Linhares são núcleos de aprendizado”, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.

Novas vagas

Todas as oficinas oferecidas estão disponíveis para matrícula, mas apenas as aulas de Flauta doce, Percussão, Instrumentos de Sopro têm vagas abertas para início imediato. Mais informação diretamente no Mercado Público, Nelson Santos, ou na própria Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI), localizada na Avenida João Francisco Pio, n 537, 1 andar, anexo a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. O telefone de contato é o (47) 3267-1416.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema