Controle da Dengue: Novas ações orientam a população

Mais uma ação no Controle da Dengue movimentou o sábado (18/05) em Itapema. Novamente equipes da Secretaria de Saúde entregaram de panfletos em pontos estratégicos nos bairros Centro e Meia Praia, locais que registram focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. O material orientava sobre os cuidados com locais que podem acumular água, alertando para os sintomas da doença e a necessidade do controle ao mosquito. A atividade realizada no período da manhã, integrou a Força Tarefa realizada pela Prefeitura de Itapema após a identificação de três casos de Dengue contraídos no município, número que permanece o mesmo desde o início da ação, no mês de Abril.

Segundo a Coordenadora do Programa Controle da Dengue de Itapema, Richelle Caroline dos Santos, o trabalho pontual, de vistoria nas residências e controle das armadilhas, acompanhado de orientação e eliminação dos locais de risco, tem sido eficaz, provocado a diminuição da quantidade de larvas do mosquito. Em cada foco positivo encontrávamos no início da ação uma média de 50 larvas. Agora esse número caiu para duas a três larvas em cada foco, explicou a Coordenadora. Richelle Caroline dos Santos ressaltou ainda que Itapema registra 42 focos do mosquito transmissor da Dengue, destes, sete estão no bairro Centro e 35 no bairro Meia Praia.

As ações de controle a Dengue vão ganhar reforço nos próximos dias. A Prefeitura de Itapema através da Secretaria de Saúde finaliza a instalação de um laboratório de análise de entomologia. O espaço será no Centro de Referência Especializada em Saúde (CERES) e deve agilizar o resultado de possíveis focos em Itapema.
Para a Secretária de Saúde, Jeane Barros de Souza Silva, a comunidade tem sido receptiva e parceira nas ações de controle da Dengue. As pessoas estão percebendo que precisam fazer a sua parte, mantendo o quintal limpo e sem recipientes que possam acumular água. Igrejas também têm colaborado, através dos líderes, repassando informações aos fieis durante as reuniões. Outro ponto muito importante é o trabalho nas escolas das redes públicas e privadas. A Secretaria de Educação tem sido parceira na campanha, orientando os estudantes nas escolas. Já a Secretaria de Infraestrutura continua realizando a limpeza dos terrenos para eliminar possíveis criadouros. Quero aqui deixar meu agradecimento para todas as equipes que estão integradas e motivadas no controle ao mosquito transmissor da Dengue, afirmou a Secretária.

Quem desejar mais informações sobre o controle ao mosquito Aedes Aegypti, pode entrar em contato pelo telefone (47) 3267-1530 de segunda a sexta feira das 8h às 12h e das 13h às 17h ou mandar e-mail para dengue@itapema.sc.gov.br.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema