Defesa Civil de Itapema monitora áreas e orienta a população

Abrigo já esta preparado e cidade segue em situação de alerta

Após a emissão de Alerta de fortes chuvas para Itapema durante todo o final de semana, equipes da Defesa Civil monitoram rios, encostas e as áreas consideradas de risco ou de possíveis alagamentos em toda a cidade.

Até às 11 horas da manhã dessa sexta-feira (20/09), a Defesa Civil identificou pontos de alagamentos nas ruas 406E, 406 A1, 406G e 406F, no bairro Morretes. As equipes já estão no local e com auxílio da Secretaria de Obras e Transportes, realizam a desobstrução de valas e córregos na região, a fim de favorecer o escoamento das águas da chuva.

Segundo o último alerta meteorológicos da Epagri/Ciram, as fortes chuvas e o risco de enchente permanecem. Nas próximas 72 horas, a previsão é de que o acumulo da chuva seja de 200 a 250 milímetros na região que Itapema está inserida. O índice supera a média de toda a chuva registrada em setembro do ano passado.

De acordo o Coordenador da Defesa Civil de Itapema, Cabo Motta, o acumulado de chuvas das últimas 24 horas na cidade passou de 59,2 para 70,6 milímetros. Seguimos monitorando rios, córregos e áreas de encostas e orientando toda a população para manterem-se atentos a qualquer movimentação de terra ou princípio de alagamento, afirmou o Motta

O Coordenador ressaltou que a comunidade precisa contribuir evitando o descarte inadequado do lixo, o que provoca o entupimento de bueiros e prejudica o escoamento da águas nas valas e rios, provocando as enchentes.

A Prefeitura de Itapema, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social Cidadania e Habitação, preparou um abrigo no salão da Capela Cristo Rei, no Bairro Morretes. O local já recebeu colchões e alimentos e está preparado para receber possíveis desalojados.

Em caso de emergência a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (47) 9186-8200 ou com o Corpo de Bombeiros 193.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema