Dengue monitorada de perto em Itapema

Dengue monitorada de perto em Itapema

Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) contribui para novas ações contra o mosquito.

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou durante toda a última semana mais um levantamento de dados do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti. A ação é uma solicitação do Ministério da Saúde a todos os municípios que possuem infestação do mosquito.

A atividade, que durou uma semana, teve como objetivo identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município para permitir o direcionamento das atividades contra o vetor. “Este trabalho é feito geralmente nos meses de novembro e abril, ou seja, antes e depois da temporada para sabermos como estava a situação do município nessas duas épocas”, explicou a responsável pelo Programa de Controle a Dengue (PCD), Jaqueline Ferreira.

A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos, explica que com esse trabalho é possível garantir dados como o índice de Breteau, que avalia a densidade larvária por imóvel na cidade, além também de outros índices importantes. “Todos os bairros do município foram contemplados e cerca de 700 residências foram visitadas por uma equipe de nove Agentes de Combate a Endemias (ACE), além da supervisão dos laboratoristas e da coordenação”, disse a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, reforçou que este é apenas o levantamento de um índice e que a população deve continuar ajudando no combate de focos do mosquito. “O resultado final do trabalho foi de baixo risco para os dois mosquitos, tanto o Aedes aegypti como para o Aedes albopictus, mas ainda assim, a população deve se conscientizar que as atitudes para prevenir o aumento do número do mosquito transmissor da Dengue no município devem ser contínuas”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

No ano passado, o sistema do LIRAa sofreu adaptações e passou a obter também resultados do Aedes albopictus, mosquito transmissor da Febre Chikungunya. Em Itapema, ainda não há registrado nenhum caso suspeito da doença, mas os cuidados ainda devem ser mantidos, sempre buscando eliminar quaisquer tipos de criadouros.

Para mais informações sobre o controle do mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3267-1530. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h ou pelo e-mail dengue@itapema.sc.gov.br. Denúncias pela comunidade devem ser realizadas através do site da Prefeitura, no link Ouvidoria, podendo ser feito o acompanhamento online do caso através do número de protocolo gerado.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema