Draga reforça trabalho de desassoreamento do Rio Bela Cruz

Draga reforça trabalho de desassoreamento do Rio Bela Cruz

Pela primeira vez em 52 anos equipamento integra as ações preventivas em Itapema.

Uma Draga vem chamando atenção de quem passa todos os dias pelo Bairro Centro. A máquina está instalada no leito do Rio Bela Cruz e atuará nas ações de desassoreamento e recuperação da capacidade hídrica. Essa é a primeira vez, em 52 anos de história, que o Rio Bela Cruz e também o Rio Fabrício recebem este tipo de trabalho específico de prevenção das cheias, alagamentos e recuperação.

Os investimentos ultrapassam os R$ 300 mil, entre convênio com a Defesa Civil Estadual e recursos próprios do município. Essas ações de desassoreamento vão beneficiar os moradores dos bairros Várzea, Tabuleiro, Casa Branca e Centro. O trabalho está sendo realizado com o auxílio de equipamentos de grande porte, que vão garantir a eficiência da execução e o cuidado com o do meio ambiente.

Nesta etapa das obras, o trabalho está concentrado no Rio Bela Cruz. No local, a draga de sucção executa a limpeza de todo o leito, retirando o excesso de areia e dejetos que impedem o escoamento das águas. “Esta é mais uma parte do nosso cronograma da ação que se estende por mais de 1.360 metros somente do Rio Bela Cruz. Já no Rio Fabrício foram mais de 460 metros contemplados”, afirmou o Diretor da Defesa Civil de Itapema, Moisés Cesar Filho Motta (Cabo Motta).

Para o Prefeito Rodrigo Bolinha este é um momento histórico nas ações preventivas da cidade. “Esta será a primeira vez que os rios Fabrício e Bela Cruz recebem o trabalho de máquinas específicas, como a draga de sucção, para realizar o desassoreamento. Resultado de muito estudo e planejamento das ações preventivas, que já beneficiam os moradores dos bairros Várzea, Tabuleiro, Casa Branca e Centro. Estamos, a cada dia transformando nossa cidade com projetos e ações adequadas, melhorando a vida e fazendo um futuro melhor para todos. Queremos resgatar o leito desses rios, deixá-los navegáveis, promovendo o curso normal das águas. E vamos além, já estamos estudando ações para o Rio Perequê e para a construção do mole naquele local”, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema