Equipe do NASF contribui no atendimento à comunidade em Itapema

Equipe do NASF contribui no atendimento à comunidade em Itapema

Profissionais atuam integrados com as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As equipes de saúde de Itapema contam com apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). O objetivo do Núcleo é atuar de maneira integrada junto aos profissionais de saúde para atender a comunidade de forma integral. Além de matriciar os profissionais das UBS a equipe do NASF de Itapema realiza discussões e estudo de casos, visita domiciliar compartilhada, está disponível para capacitar as equipes conforme as especialidades de atuação dos integrante da equipe NASF e planeja grupos em parceria com as UBS, entre outras atividades.

O núcleo também realiza ações junto a comunidade como: grupos de atendimento específicos, grupo de dor crônica, artrose, reeducação postural, desenvolvimento motor infantil, prevenção a incontinência urinária, reeducação alimentar, práticas corporais entre outros. O NASF conta com profissionais das áreas de fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia e homeopatia além, do apoio da residência multiprofissional em saúde da família da UNIVALI, com residentes nas áreas de fisioterapia, educação física e psicologia.

A fisioterapeuta do NASF, Ayla Meneguzzi Rodrigues, trabalha com o núcleo há um ano e meio e conta como é esse trabalho. “O trabalho do NASF é muito importante para o município, pois realizamos constantes trocas de saberes com os profissionais das Estratégias de Saúde da Família, tornando o atendimento de todos mais integral e melhorando a comunicação na saúde. O trabalho multiprofissional melhora a “lente” que visualiza o paciente de forma mais integral”, conta a fisioterapeuta.

A Coordenadora do NASF, Simone T. K. Dacoreggio, explica que o núcleo faz parte da Atenção Básica do município, e suas ações são solicitadas pelas equipes de saúde. “O NASF busca contribuir para que o cuidado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) para que seja sempre qualificado para o auxílio e a capacidade de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde”, explicou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema