Equoterapia auxilia no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais em Itapema

Equoterapia auxilia no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais em Itapema

Equoterapia auxilia no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais em Itapema

O Centro de Equoterapia Equovida, que está localizado no Bairro Várzea, realiza sessões de terapia através do contato direto com cavalos, para crianças e adolescentes com necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem ou emocional. A instituição também é uma das contempladas com os recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) aprovados pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), para o atendimento de 30 crianças.

As sessões de equoterapia tem como objetivo auxiliar os aspectos afetivos, cognitivos, sensoriais e motores, resultando em um aumento da capacidade física, psíquica, educativa e social das crianças e adolescentes. A equipe da instituição é composta por psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, pedagogas e instrutora de equitação e técnica em agropecuária, que atendem crianças a partir dos 3 anos, encaminhadas a partir da avaliação realizada na escola.

“Dentro do projeto trabalhamos com várias especialidades, sempre fazendo uma avaliação de acordo com o que cada criança necessita e tem mais dificuldade. A terapia com cavalos contribui muito com o desenvolvimento desses alunos, é uma forma de estimular a aprendizagem e trazer qualidade de vida, não só dentro da sala de aula mas também no convívio social”, explicou a fisioterapeuta da Equovida, Daniela Hertz.

Recursos do FIA
Para o ano de 2021, foram destinados aproximadamente R$ 1 milhão em recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) aprovados pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) para oito projetos, totalizando mais de 600 crianças atendidas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema