Escolas recebem atividades de educação no trânsito

Projeto Se Essa Rua Fosse Minha desenvolve ações de orientação com estudantes

O Departamento de Trânsito de Itapema realiza ações de educação e conscientização no trânsito direcionadas aos estudantes das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Itapema. As atividades fazem parte do Programa Se Essa Rua Fosse Minha, implantado este ano na cidade.

De forma lúdica e com material didático especial, as aulas são ministradas por instrutores de trânsito capacitados, o que contribui ainda mais no aprendizado dos estudantes. Nosso trabalho aqui é muito diferente das aulas aplicadas em CFCs, para quem vai tirar a carteira de habilitação. Os temas aqui são adequados a realidade dos alunos e o material apresenta histórias explicativas, o que torna o conteúdo de fácil aprendizado, afirmou Marcio Luiz Greffi Matini, Instrutor do Projeto.

Na manhã de quarta-feira (21/08) as atividades do Projeto “Se Essa Rua Fosse Minha” foram ministradas aos estudantes do sexto ano da Escola Estadual Olegário Bernardes. Esta aula foi específica sobre placas de trânsito. O assunto gera muito interesse dos estudantes, que aproveitaram para esclarecer muitas dúvidas sobre o tema, contou o instrutor. A rotina do trânsito, que antes era assunto exclusivo dos adultos, muito interessa as crianças que passam a comparar o comportamento dos condutores. Eles perguntam muito e acabam fiscalizando os pais em casa, que mudam hábitos diante do apelo dos filhos. Temos as duas ações: educação para a prevenção e pais condutores mais atentos afirmou Marcio Luiz Greffi Matini.

O Programa Se Essa Rua Fosse Minha acontece durante todo o ano letivo e deve alcançar mais 2 mil alunos do 3, 4 e 6 ano, em 14 escolas (municipais, estaduais e particulares) em Itapema. A meta é reduzir em até 30% o número de acidentes de trânsito envolvendo crianças e jovens na faixa etária de zero a 18 anos.

Segundo o Diretor de Trânsito de Itapema, Edson José Mathias, o programa em Itapema é referência em SC. Diferente de outras cidades, aqui o projeto é ministrado exclusivamente por instrutores de trânsito, com uma abordagem dirigida aos alunos, contribuindo ainda mais no aprendizado. O professor contribuiu com o trabalho, mas o tema é apresentado exclusivamente pelo técnico, não há sobrecarga para o professor. O Instrutor de Trânsito conquista os alunos aplicando o conhecimento técnico e as vivencias do trânsito com metodologia adequada e material didático apropriado, ressaltou Edson José Mathias.

O Departamento de Trânsito de Itapema planeja ainda outras atividades com os alunos do Projeto Se Essa Rua Fosse Minha. Entre as ações previstas esta uma programação direcionada da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro de 2013.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema