Estudantes da Escola Luiz Francisco Vieira visitam Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Estudantes da Escola Luiz Francisco Vieira visitam Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Estudantes da Escola Luiz Francisco Vieira visitam Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Os alunos da Escola Municipal Luiz Francisco Vieira, no Bairro Ilhota, visitaram esta semana o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o CEGERD em Itajaí. A ação faz parte do Programa Proteção e Defesa Civil na Escola implantado há quatro meses na unidade escolar. A atividade é uma realização da Defesa Civil Municipal com apoio da Secretaria de Educação, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Secretaria de Estado da Defesa Civil e o Instituto Federal Catarinense (IFC).

A Unidade Escolar a escola foi selecionada para participar do Programa e os encontros aconteceram uma vez por mês. Os professores do IFC trabalhavam com os alunos a apostila do Programa e ações de prevenções da Defesa Civil, para que as crianças estivessem instrumentalizadas para que pudessem auxiliar o trabalho da Defesa Civil na cidade.
“O lema da Defesa Civil é: A Defesa Civil somos todos nós. Então a ideia é que toda a sociedade esteja preparada, caso haja necessidade para ações seja de prevenções ou em caso de alguma catástrofe. A intenção é mostrar para as crianças como se deve agir para se proteger, proteger a família e a sociedade como um todo”, explica a Diretora da Escola, Renata Lewandowski Montagnoli.

De acordo com Renata, mais de vinte alunos participaram do Programa. “Durante os encontros nossos alunos aprenderam termos utilizados pela Defesa Civil, como por exemplo, o que é inundação e enchente, também as ações que devemos executar em cada situação, Planos de evacuações, de emergências com as famílias em caso de necessidade e para onde se deve ir”, destaca.

Foi criado junto com os alunos um pluviômetro, para que cada criança possa medir o nível de chuva em suas casas. As ações também aconteceram fora de sala de aula como conta a Diretora Renata. “Fizemos uma visita ao Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o CEGERD onde nossos alunos foram recebidos pela equipe que mostrou toda a estrutura e a dinâmica do trabalho. Também conhecemos a base Regional, que fica na cidade de Itajaí, para conhecerem toda a infraestrutura que atende os municípios que fazem parte da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, a Amfri”, explana.

Como parte final do Programa na Escola, no próximo mês acontece a formatura dos alunos. Na ocasião será apresentado o Núcleo Escolar de Defesa Civil criando dentro da Unidade Escolar à comunidade, que terá por finalidade passar todo o conhecimento e informações adquiridos pelos alunos para todas as turmas da escola e para a comunidade em geral. Renata frisa da importância que esse Programa traz não só a comunidade escolar, mas para a cidade como um todo. “Agora nossas crianças tem condições de agir de forma preventiva em situações de catástrofes e que elas possam ter essas informações para repassar para suas famílias também”, salienta.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema