A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, conhecido como Domingo de Páscoa.

A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, uma referência ao episódio da libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio, narrado no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada.

A Páscoa é considerada uma das mais importantes festas cristãs, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

É uma festa móvel, ou seja, a data de comemoração varia dependendo do ano. Porém, por norma, costuma acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

A Páscoa marca o fim da chamada Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e termina no domingo seguinte. Durante toda a semana há procissões e cerimônias especiais, sobretudo na Quinta-Feira, Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão (que marca a morte de Cristo na cruz), e o Sábado de Aleluia, quando é proclamada a ressurreição.

Símbolos da Páscoa

Atualmente, a Páscoa é rodeada por diversos símbolos. No Brasil, os mais populares são:

  • Coelho da Páscoa;
  • Ovos de Páscoa feitos de chocolate;
  • Cruz da ressurreição;
  • Cordeiro;
  • Pão e o vinho;
  • Círio pascal;

Origem da Páscoa Cristã

De acordo com o Novo Testamento, depois de ser crucificado e morrer na cruz, o corpo de Jesus Cristo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias até a sua ressurreição.

Tudo isto ocorreu quando os judeus estavam comemorando a sua própria Páscoa que é uma das grandes festas da religião judaica.

Para os cristãos, a Páscoa ganhou um novo significado, pois celebra a ressurreição de Cristo e trata da passagem da morte para a vida.

Saiba mais sobre o significado da Páscoa Cristã.

Páscoa Judaica

A Páscoa, do hebraico Pessach, também é celebrada pelos judeus, durante 8 dias, onde se comemora a saída dos israelitas do Egito. Desta forma, eles deixaram a escravidão e recuperaram a liberdade, sendo considerado um ritual de passagem.

A história da primeira Páscoa celebrada pelos judeus pode ser lida no livro de Êxodo, capítulo 12, no Antigo Testamento da Bíblia.

Fonte: https://www.calendarr.com