Evento Cultural leva arte e conscientização aos moradores

Evento Cultural leva arte e conscientização aos moradores

Itapema sedia 9 Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul.

Nesse fim de semana, moradores de todas as idades tiveram a oportunidade de vivenciar um ambiente de cultura, integração e inserção em temas tão importantes. Graças ao trabalho da Prefeitura de Itapema, que por meio da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI) a cidade recebeu a 9 Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul.

O projeto é desenvolvido pelo Governo Federal, em conjunto com a Universidade Federal Fluminense (UFF), Ministério da Cultura, Secretaria dos Direitos Humanos e Secretaria do Audiovisual que leva para todos os Estados Brasileiros filmes e debates, visando a conscientização da população para temas como; inclusão social e a conscientização ambiental.

“A idéia da FMCI é ocupar os espaços públicos com arte, reconhecendo a demanda da população que busca sempre aprendizado e união. O evento geralmente acontece nas capitais de cada estado, a Prefeitura buscou parceria com a UNIVALI e trouxe o evento para Itapema. A iniciativa foi um sucesso e pretendemos continuar buscando projetos que envolvem arte, educação e integração entre as pessoas. Prioridade do Governo Rodrigo Bolinha na promoção de ações culturais”, disse a Superintendente da Fundação Municipal de Cultura de Itapema, Gisele Mafra.

A 9 Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul aconteceu no Mercado Público, no sábado (28/03), e na Câmara Municipal de Vereadores na segunda- feira, (30/03). Dentre os temas abordados pelos curtas metragens reproduzidos estavam a violência, a integridade do deficiente físico e mental, a liberdade e a conscientização ambiental.

Na segunda- feira (30/03), a Mostra foi voltada apenas para crianças da Rede Municipal de Ensino. As escolas Paulo Reis, Maria Linhares do Sertãozinho e Oswaldo dos Reis participaram do evento.”A ideia de acolher as crianças e proporcionar o debate, tem como objetivo a educação cultural e crítica desde cedo, para que possamos formar adultos bem esclarecidos. A Mostra fornece um material para cada escola, para que esses temas sejam trabalhados durante todo o ano letivo”, explicou o Professor de Educação Ambiental da UNIVALI, e responsável pela Mostra, José Mataresi.

“Colocamos a cidadania em discussão quando ampliamos nosso olhar. E nos colocamos no papel das outras pessoas. Essa Mostra foi uma oportunidade tanto a sociedade quanto para os estudantes refletirem sobre a importância da inclusão e de como somos induzidos por muitas vezes através de hábitos e costumes a negar o que é diferente. Estamos construindo a cidade que queremos atendendo os ansiosos de todos promovendo a evolução dos diversos serviços públicos, por diferentes segmentos da sociedade, acreditamos que atuando de maneira unida e focados no objetivo de bem atender as pessoas. Estamos caminhado para esta inclusão. Cidadania se faz oportunidade, educação de qualidade, saúde e bem estar para todos É nisso que temos trabalhado dia e noite. Parabéns a FMCI por promover um debate tão importante de maneira sutil e possível de ser compreensivo por todos”, declarou o Prefeito Rodrigo Bolinha.

Quem tiver interesse em adquirir o Kit completo da 9 Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, basta entrar em contato pelo e-mail salaverde@univali.br, ou pelo telefone (47) 3341 7723. Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI), os telefones são (47) 3267-1416 (47) 3267-1583.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema