Feira de Artesanato valoriza artesãos locais e incentiva cultura em Itapema

O final de semana iniciou diferente no Bairro Meia Praia. Perto do mar, mas longe do guarda-sol e da cadeira, quem passava pela Avenida Nereu Ramos, encontrava mesmo era o artesanato. De longe, a movimentação entre as ruas 230 e 232 chamava a atenção. A Feira de Artesanato realizada pela Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, contou com a participação de três associações da cidade.

Estávamos no outro lado, vimos os toldos e toda a movimentação. Não sabíamos o que era, e de repente achamos uma feira de artesanato. É ótimo encontrar este tipo de trabalho na avenida principal da cidade. Estão de parabéns, contou o turista de Mato Grosso, João Obregão.

A Feira que aconteceu de sexta a domingo, era separada em dois setores. No lado direito, os interessados encontravam produtos com casca de ostra, escama de peixe, penas e conchas. De brincos e colares até enfeites. Outra banca também chamava a atenção dos fanáticos por futebol. Produtos de madeira entalhada e pintura em tela faziam referência aos diversos times brasileiros. Já no outro setor estavam os produtos feitos de tecido e pedrarias. Eram enfeites para casa, utensílios pessoais, roupa de praia e patchwork.

A artesã que já passou por diferentes endereços brasileiros desabafa. Há muitos anos lutamos por isto. Quando o Prefeito deu esta oportunidade para nós artesãos, muitos não acreditaram que era verdade, porque lutamos muito por isso. Ganhamos a oportunidade de expor nossa arte em uma avenida. Este é o sonho para qualquer artesão, afirma Geni de Souza Palaoro.

Maria das Graças que participou de feiras realizadas pela Prefeitura em anos anteriores, se sente realizada com o novo lugar. Agradeço o empenho da atual administração em conseguir este espaço. Hoje dizemos que os artesãos saíram da transparência e ganharam visibilidade, afirmou.

A Diretora de Cultura, Giseli Mafra Mendes, explicou o motivo de esta edição da Feira ter um novo local. Escolhemos a Avenida Nereu Ramos devido ao seu grande fluxo de pedestres que passariam por este espaço. Sabíamos que daria bons resultados e contribuiria para disseminar a cultura por meio do trabalho dos artesãos de Itapema. Queremos valorizar este potencial que temos na em nossa cidade, como também impulsionar a economia dos artesãos, afirmou Giseli Mafra Mendes.

No próximo final de semana, a Feira de Artesanato fará parte da programação da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A festividade acontece no Canto da Praia, na Rua 109 D, entre os dias 31 de janeiro a 2 de fevereiro. Já no bairro Meia Praia, a feira mensal acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de Fevereiro, entre as ruas 230 e 232, a partir das 17h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema