Foco e muito estudo na Escola Joaquim Vicente de Oliveira

Foco e muito estudo na Escola Joaquim Vicente de Oliveira

Preparação para prova do IFC começou nesta segunda-feira (26/10).

Alunos do 9 ano da escola Joaquim Vicente de Oliveira, no Bairro Tabuleiro, estão realizando nesta semana aulões preparatórios para o exame de classificação do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Camboriú. As aulas buscam aprimorar os conhecimentos dos alunos para o ingresso nos cursos técnicos de nível médio oferecidos pela instituição.

Ao todo são 2.315 vagas em cursos nos diversos campus da instituição, sendo 285 apenas em Camboriú. “O objetivo é principalmente rever os conteúdos, tirar dúvidas e mostrar como um determinado assunto pode cair na prova. Hoje começamos revisando a matéria de matemática e ao longo desta e da próxima semana ainda veremos os de português, ciências, história e geografia. Iremos resolver questões de provas anteriores do IFC e aplicar um simulado para que os alunos se ambientem com a estrutura da prova e se sintam mais seguros no dia do exame”, explicou a supervisora da escola, Ana Paula Barbosa de Cordova.

Segundo a professora de Português e idealizadora dos aulões, Denise Terezinha Machado de Melo, a atividade faz parte de todo o incentivo que a escola oferece aos alunos em busca de um ensino médio de qualidade. “Além dos aulões, fazemos visitas a escolas como IFC, IFSC, SENAI, etc., para que os alunos conheçam o trabalho e cursos existentes e tenham assim uma visão maior de seu futuro. Ano passado tivemos 10 aprovados dos 12 inscritos, isso mostra que os aulões conseguem conduzir muito bem pra prova final e que estamos no caminho certo”, afirmou a professora de português.

A aluna do 9 ano, Amanda Carolina Rosa, já se inscreveu para a prova e está se preparando através de materiais de outros anos. “Optei pelo curso de agropecuária na hora da inscrição, consegui o pré-vestibulinho e também apostilas de anos anteriores. Com os aulões vou estar ainda mais preparada para a prova”, disse Amanda Carolina Rosa, de 14 anos.

Além da Escola Joaquim Vicente de Oliveira as outras escolas da Rede Municipal de Ensino também realizam aulões e simulados preparatórios. As atividades seguem o cronograma de cada unidade escolar.

Mais de 45 aprovados no IFC em 2014

No ano passado foram aprovados 46 alunos da Rede Municipal de Ensino de Itapema no Instituto Federal Catarinense (IFC). O índice é resultado da implantação do Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, mesmo material usado na Rede Particular de Ensino, a qualidade dos professores e das atividades preparatórias com os estudantes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema