Focos de Dengue diminuem em Itapema

Focos de Dengue diminuem em Itapema

O trabalho de controle a Dengue segue intensificado em Itapema. De janeiro até 16 de fevereiro, foram vistoriados pelos agentes de combate de endemias (ACE) mais de 3 mil imóveis abertos em todo o município. Em comparação ao mesmo período do ano de 2016, os focos caíram de 58 para 32, ou seja, uma redução de 18,6%. E desde o início do ano, ainda não foi registrado nenhum caso de dengue, zika ou febre chikungunya.

Durante a visita domiciliar, os agentes vistoriam a parte externa e interna das residências, eliminando possíveis locais que sirvam de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. A população também recebe orientações e um folheto informativo com dicas de prevenção e instruções sobre como identificar a doença.

A moradora do Bairro Centro, Jusara Albertina de Sá, sempre recebe a agentes de combate de endemias para realizar a vistoria domiciliar. Eu acho muito importante porque é uma questão de saúde. Mesmo colocando o cloro nos ralos e na bomba de água a agente sempre entra e confere a residência. Todos temos que colaborar, afirmou.

Confira algumas dicas:

– Manter a caixa dágua sempre fechada;
– Remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas;
– Manter bem tampados os tonéis e barris de água;
– Eliminar os pratinhos de plantas;
– Guardar as garrafas sempre de cabeça para baixo;
– Colocar lixo em sacos plásticos e sempre manter a lixeira bem fechada,
– Piscinas devem receber tratamento; e
– Manter os potes de animais de estimação bem higienizados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema