Grupo Papo Cabeça cria roda de conversas para a interação entre diferentes idades

Grupo Papo Cabeça cria roda de conversas para a interação entre diferentes idades

Um novo encontro que visa valorizar as experiências e facilitar a troca de saberes para a construção de novos conhecimentos foi realizado nesta terça-feira (23/08) pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Itapema. Esta ação é realizada através do Projeto Papo Cabeça que é organizado pelos Profissionais de Educação Física das Secretarias da Saúde e de Esporte e Lazer. Os encontros são voltados para crianças, adultos e idosos.

Iniciada sempre com rodas de conversas, a ação se desenvolve de diversas formas como diálogos, dinâmicas e atividades práticas, onde as crianças ensinam algo de sua cultura para adultos e idosos, ou vice-versa. Desta vez, foi contextualizada a presença dos homens na vida destas crianças, através da figura de pais e avós. Também foi comentado sobre estatísticas que mostram que os homens falecem mais cedo que as mulheres e do papel da desigualdade social (de renda, racial, cultural, etc.) na morte precoce dos homens.

A residente de Educação Física do NASF, Thaís Barcelos, conta o que a mais surpreendeu neste encontro. “Fiquei surpresa ao saber que poucos meninos convivem com uma figura masculina em seu dia a dia. As circunstâncias que levam a isso são inúmeras, mas proporcionar um diálogo aberto com outros homens adultos e idosos foi enriquecedor, não somente a eles. Um momento rico em olhares diferentes sobre a realidade que vivemos” concluiu Thaís Barcelos.

Os adultos e idosos resgataram suas vivências de infância através do relato de brincadeiras. “No encontro desta semana as crianças optaram por ensinar uma brincadeira cooperativa que é chamada de queimada, caçador ou mata soldado, dependendo da região em que ela é vivenciada. Os adultos e idosos produziram uma peteca e propuseram jogá-la com as crianças. Ainda, trouxeram um CD com músicas de Terno de Reis, finalizando o encontro com uma dança de roda” contou Andressa Alves, Profissional de Educação Física do NASF.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema