Itapema desenvolve políticas públicas para pessoas com deficiências

Itapema estará presente na III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representada pela Associação das Pessoas com Deficiência, Familiares e Amigos de Itapema (ADI). O evento acontece entre 20 e 22 de junho, no Hotel Praia Brava em Florianópolis. Os delegados governamentais e não governamentais, eleitos na Conferência Regional de Itapema, levarão as propostas de políticas públicas definidas no Fórum Municipal realizado em abril.
A programação da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência será desenvolvida em forma de oficinas em quatro eixos: educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; e segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.
O membro do Conselho Diretor da ADI, Ademir Junior Rodrigues, explica que todas as pessoas com deficiência de Itapema e demais interessados também podem participar do evento. Não podemos perder essa oportunidade de participar, para encaminhar as políticas públicas que queremos e necessitamos como forma de real inclusão e cidadania, completa.

Acessibilidade para inclusão em Itapema

O atual Governo Municipal de Itapema investe na acessibilidade como uma das formas de inclusão de seus cidadãos com algum tipo de deficiência. Todas as obras feitas pela Prefeitura de Itapema são planejadas em critérios de acessibilidade, por meio de rampas, corrimões em altura adequada, banheiros adaptados e área de circulação com amplo espaço. Além disso, escolas construídas antes da atual administração municipal recebem rampas de acesso e elevadores.
Outro projeto desenvolvido em Itapema para a inclusão é o Vida na Praia. O objetivo da ação é oferecer acessibilidade ao banho de mar às pessoas com deficiência física, com equipamentos adaptados, além de inclusão social com momento de lazer junto aos familiares e amigos. A Prefeitura de Itapema firmou convênio com a Associação das Pessoas com Deficiência, Familiares e Amigos de Itapema (ADI) para a execução do projeto, por meio do repasse de R$ 16.371,71.
Já o programa Mobilidade Urbana, do atual Governo Municipal, realiza a pavimentação das ruas, ao mesmo tempo em que planeja com os moradores a construção de calçadas adequadas e transitáveis ao longo da via. Paralelo a isso, o Departamento de Fiscalização atua para que as calçadas já existentes sejam adequadas nos critérios de acessibilidade.

Mais informações na Associação das Pessoas com Deficiência, Familiares e Amigos de Itapema (ADI), pelo telefone (47) 9950 5859 ou (47) 9993 6762 ou ainda pelo e-mail adi.itapema@hotmail.com.