Itapema entra no compasso do V Festival de Verão de Bandas e Fanfarras

Itapema foi palco do V Festival de Verão de Bandas e Fanfarras durante o sábado (3) e domingo (4). O evento reuniu 30 grupos, com o total de 1100 alunos e músicos de 18 cidades da região sul do Brasil, que levaram música para a Avenida Beira Mar no Centro da cidade. O Festival é uma realização da Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação, da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e da Secretaria de Turismo, em parceria com o Instituto Chronos de Responsabilidade Socioambiental, Cultura e Desenvolvimento Humano, que faz a gestão do programa de bandas e fanfarras no município.

Segundo o presidente do Instituto Chronos, Joel Eyroff, o V Festival de Verão de Bandas e Fanfarras de Itapema registrou o maior número de participantes entre as edições já realizadas. Conseguimos trazer grandes amigos que fizemos pelo Estado a fora durante todos esses anos de participação no meio musical. Um grande passo foi dado, com um novo projeto, consolidando nossos sonhos de fanfarrões, brinca com um trocadilho. Ele ainda conta que o evento é um marco da luta que os itapemenses começaram em 2006, com a fundação da Associação Itapemense de Bandas Escolares (AIBE), da Associação de Bandas e Fanfarras da Foz do Rio Itajaí (ABAFANFRI) e do Instituto Chronos.

A Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF) foi representada no evento pelo presidente da Associação de Bandas e Fanfarras do Vale do Itajaí, Rubens Braum, que garantiu a inclusão do Festival de Itapema no calendário oficial da Confederação Nacional. Já a diretoria do Instituto Chronos, formada pelos professores do programa bandas e fanfarras de Itapema, avalia como excelente o resultado alcançado no festival. Além disso, a diretoria traçou como objetivo trazer 50 corporações musicais para VI Festival de Verão de Bandas e Fanfarras em 2012, que acontece no ano do cinquentenário do município.

Música como instrumento de ensino

A ABAFANFRI realizou cursos de formação de regentes gestores para o terceiro setor, apoiando de forma direta a AIBE, na gestão do Programa Bandas e Fanfarras de Itapema entre 2006 e 2009, quando oficializou o contrato de gestão dos grupos no município. O processo de atuação sofreu modificações ao longo dos anos, até que em 2010 o Instituto Chronos agregou responsabilidade socioambiental, cultura e desenvolvimento humano. Assim são realizados trabalhos nas áreas de educação, cultura, esporte, meio ambiente, direitos humanos e civis, saúde e assistência social aos participantes das Bandas e Fanfarras, além de capacitação de profissionais e assessoria aos integrantes do terceiro setor.

Desde 2006, quando aconteceu o primeiro Festival, Itapema está inserida no contexto da música instrumental marcial em Santa Catarina, através do projeto de Bandas e Fanfarras. O município então recebe anualmente músicos, coreógrafos, balizas, pais, professores e acompanhantes para vivenciar as apresentações e trocar experiências. O evento também valoriza e estimula os grupos escolares na dedicação desta arte, ao despertar musicalidade e o incentivo de inclusão social dos jovens.

As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) de Itapema oferecem musicalização através de oito fanfarras, que são o celeiro de novos talentos para a Fanfarra Escolar Municipal e para a Banda Musical Escolar. As atividades são desenvolvidas em contraturno escolar, ampliando a permanência dos cerca de 260 alunos na escola. A Prefeitura de Itapema investiu mais de R$ 230 mil nesses grupos desde 2009, na compra de instrumentos musicais e uniformes para os participantes.

Mais informações com o presidente do Instituto Chronos, Joel Eyroff, pelos telefones (47) 9923-9221 ou (47) 9612-5840 ou ainda pelo e-mail chronos.instituto@gmail.com.