Itapema promove primeiro Dia Sem Carro

A Prefeitura de Itapema, junto com a Viação Praiana Itapema, promove a primeira edição do Dia Sem Carro no município durante a sexta-feira (13). A ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre a utilização do transporte coletivo, para minimizar problemas de trânsito e diminuir a emissão de gases poluentes. Os usuários de ônibus coletivos urbanos municipais em Itapema terão tarifa promocional de R$ 1,00 e a arrecadação das catracas será destinada para a Associação dos Deficientes de Itapema (ADI), entidade que realiza trabalho de inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade.

O diretor do Departamento de Trânsito, Luis Albares, conta que hoje há em Itapema cerca de 35 mil carros, sendo que desses 25 mil são registrados no município e durante a temporada são mais de 140 mi circulam nas ruas. Ele explica que os carros são a maior causa dos congestionamentos e que os ônibus são uma das melhores alternativas. Um ônibus ocupa o espaço físico de quatro carros, mas sua capacidade de passageiros equivale a de 10 veículos de passeio. Hoje passamos várias horas por dia em congestionamentos cada vez mais constantes, reduzindo nossa produtividade, aumentando nosso nível de estresse. Isso gera acidentes frequentes, em virtude da pressa e da estrutura viária que não suporta toda esta frota de veículos ao mesmo tempo, completa.

Segundo o gerente de Tráfego da Viação Praiana Itapema, Aldo Mario Leite, o planeta não pode continuar recebendo os altíssimos índices de monóxido de carbono emitidos pelos veículos automotores, nem os moradores das cidades respirando este ar cada vez mais poluído. Nos engarrafamentos de trânsito, a qualidade do ar é muitas vezes pior no interior dos veículos do que no exterior, porque os fumos de exaustão do carro da frente são diretamente bombeados para o interior do carro de trás pelo sistema de ventilação, detalha.

Melhorias para o trânsito

A Prefeitura de Itapema promoveu recentemente duas alterações para melhorar o trânsito do bairro Meia Praia, um dos que mais recebe veículos na temporada. A primeira foi o conjunto de mudanças na Avenida Nereu Ramos, entre as ruas 211 e 255, com a criação de mais uma pista de rolamento, a transformação da ciclofaixa (transferida para o Parque Calçadão no mesmo trecho) em estacionamento. Já a segunda foi a abertura da Terceira Avenida, com uma nova rota asfaltada e sinalizada de 1.150 metros entre as ruas 266 e 288.

Para o gerente de Tráfego da Viação Praiana Itapema, Alto Mario Leite, a iniciativa da Prefeitura em implantar a terceira faixa na Avenida Nereu Ramos deu fluidez ao trânsito, além de diminuir o tempo de espera dos turistas e itapemenses em congestionamentos que ocorriam todos os anos na avenida. É importante lembrar que a transferência da ciclovia para o Parque Calçadão, além de diminuir os acidentes com ciclistas que ocorriam na Avenida Nereu Ramos, explica.

Mais informações com o gerente de Tráfego da Viação Praiana Itapema, Alto Mario Leite, pelo telefone (47) 3368-5052 ou pelo e-mail aldo@viacaopraiana.com.br.

Mais informações com o diretor do Departamento de Trânsito, Luis Albares, pelo telefone (47) 9172-3757 ou pelo e-mail itatran@itapema.sc.gov.br.