Itapema recebe doses da BCG

Itapema recebe doses da BCG

Vacina estava em falta desde o mês de Janeiro em todo o Brasil.

Com grande luta e pedidos constantes a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, conseguiu um bom número de doses da vacina BCG. Com o recebimento da nova quantidade, a fila de espera irá zerar até o mês de Maio.

“A partir da tarde desta terça-feira (23/06), algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estarão com as vacinas em estoque. Todas as crianças na fila de espera já foram agendadas para o recebimento da dose”, informou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos.

Todos os pacientes que foram agendados já haviam deixado o nome da criança previamente na fila de espera da Unidade. As crianças nascidas em Junho logo poderão receber a imunização, visto que o Estado pretende normalizar o Estoque Nacional a partir do próximo mês.

A vacina estava em falta desde Janeiro devido a uma solicitação da ANVISA para realizar adequações estruturais nos laboratórios fabricantes da vacina. Além disso, uma portaria do Ministério da Saúde proibi que salas de vacinas da rede pública realizem o acondicionamento e o uso de imunobiológicos doados por outras instituições. “Mesmo sabendo dos problemas de abastecimento da vacina, nossa equipe continuou em contato com o DIVE. Fomos contemplados com um bom número de doses, zerando a fila de espera”, afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

Benefícios da BCG

A vacina previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium bovis ou pelo Bacilo de Koch. Ela ataca mais comumente os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, aglomerações são o principal fator de transmissão. O doente expele, pequenas gotas de saliva ao falar, espirrar ou tossir. Elas contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo. Qualquer fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.

A doença causa tosse seca, emagrecimento, fraqueza e falta de apetite, e pode levar a eliminação de sangue pela tosse em casos mais graves. O tratamento é demorado, levando cerca de 6 meses.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema