Medidas socioeducativas para adolescentes é tema de palestra em Itapema

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) está atendo as necessidades das crianças e dos adolescentes de Itapema. Nesta semana, um evento especial discutiu medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes infratores. A atividade contou com a participação do Juiz Corregedor, Dr. Alexandre Takashima, responsável por monitorar e orientar a execução das medidas socioeducativas em Santa Catarina.

Organizações não governamentais, entidades assistenciais de Itapema, representantes do poder judiciário e autoridades locais também estiveram presentes. O CREAS promoveu o encontro com o objetivo de ampliar os números de instituições parceiras no atendimento aos adolescentes, bem como garantir qualidade no serviço já ofertado.

Durante a reunião foi apresentado todo o processo de atendimento aos adolescentes, desde a acolhida no CREAS até o encaminhamento para o cumprimento das medidas. Os presentes também conferiram vídeos com relatos das organizações que já recebem os adolescentes infratores.

Segundo a Assistente Social do CREAS, Jaqueline Vieira Goline, muitas entidades deixam de abrir as portas para os adolescentes por não conhecerem o funcionamento do serviço. Nosso encontro foi justamente para mostrar qual o papel das entidades no processo de aplicação da medida e foi de grande valia, já que esclareceu muitas dúvidas, explicou Jaqueline Goline

O Juiz Corregedor Dr. Alexandre Takashima palestrou sobre o tema, enfatizando a importância das ações socioeducativas pra a sociedade. Segundo o Juiz Corregedor, Itapema é considerada referência no atendimento aos adolescentes infratores. O trabalho desenvolvido pelo CREAS é de excelência. Agora, podemos avançar ainda mais com o apoio da comunidade. Nosso papel aqui foi de sensibilizar os seus representantes da sociedade para que recebam estes adolescentes. Com o cumprimento das medidas socioeducativas, de forma adequada, não é só o adolescente que se beneficia, mas sim toda a população, afirmou Takashima

No mês de Abril o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Itapema atendeu dez adolescentes para o cumprimento de medidas socioeducativas. Entidades, empresas e organizações não governamentais que tenham interesse em receber os adolescentes podem entrar em contato com o CREAS, pelo telefone (47) 3267-1480, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema