Mulher morre afogada durante banho em cachoeira de Itapema

Mulher morre afogada durante banho em cachoeira de Itapema

Afogamento aconteceu em cachoeira no bairro Várzea, em Itapema – Foto: CBMSC/Reprodução/ND

Homem viu mulher se afogar e saiu correndo buscar socorro; Bombeiros e Samu realizaram procedimentos de reanimação, mas vítima não resistiu.

Uma mulher morreu afogada durante um banho de cachoeira na cidade de Itapema, no Litoral Norte de SC, na manhã desta sexta-feira (23). Bombeiros e Samu foram até o local, de difícil acesso, mas a vítima não sobreviveu.

Afogamento aconteceu em cachoeira no bairro Várzea, em Itapema – Foto: CBMSC/Reprodução/ND

Afogamento aconteceu em cachoeira no bairro Várzea, em Itapema – Foto: CBMSC/Reprodução/ND

O Corpo de Bombeiros foi acionado pela Polícia Militar por volta das 8h30 desta sexta, para averiguar uma ocorrência de afogamento em água doce no bairro Várzea, no interior de Itapema.

Um homem que também estava no local, conhecido como cachoeira São Paulinho, viu a mulher submergir na água e decidiu buscar apoio no Batalhão da Polícia Militar de Itapema, que fica a cerca de 1,5 km da trilha de acesso a cachoeira.

Os policiais acionaram os Bombeiros, que passaram no Batalhão e levaram o solicitante até o início da trilha, momento em que coletaram mais informações sobre o ocorrido.No final da rua 706, as equipes deixaram as viaturas e seguiram a pé, correndo com os equipamentos de resgate por cerca de cinco minutos até o ponto indicado por ele.

Durante buscas subaquáticas, a vítima foi encontrada em uma profundidade de cerca de 2,5 a 3 metros, próximo a queda de água da cachoeira.

Vítima de afogamento não sobreviveu

Após ser resgatada para a superfície, foi constatado que a mulher estava sem sinais vitais, já em grau 6 de afogamento, que é quando ocorre parada cardiorrespiratória.

Foram iniciadas as manobras de ressuscitação e solicitado apoio da ambulância avançada do Samu e da aeronave Arcanjo do CBMSC, que chegaram ao local após cerca de 30 minutos.

O médico do Samu realizou entubação e a vítima recebeu adrenalina, mas os procedimentos não obtiveram sucesso, sendo declarado o óbito após cerca de uma hora.

Os Bombeiros ainda utilizaram técnicas de salvamento em altura para levar o corpo até o início da trilha, que possuía um barranco bastante inclinado, com difícil acesso. Posteriormente, o corpo ficou aos cuidados do IML, Polícia Civil e Polícia Militar.

O acesso a trilha foi isolado pelos Bombeiros. A nota da corporação ainda destaca que a cachoeira São Paulinho possui águas claras, porém no local onde o corpo foi encontrado a água estava turva devido a queda de água.

Foto: CBMSC/Reprodução/ND
Fonte: ND+, NATHALIA FONTANA,ITAJAÍ