Mulheres de Itapema debatem e buscam políticas públicas dedicadas em Conferência

A 2 Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Itapema reuniu mais de 100 participantes no sábado (6), no auditório da Escola Municipal Prefeito Francisco Victor Alves, do Bairro Morretes. Estiveram presentes no evento o Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, acompanhado da sua esposa, Nádia Fernanda Bussanello, a Deputada Federal Luci Choinacki, o Vereador Luiz Carlos Vieira, a Presidente do Conselho Municipal das Mulheres de Itapema, Claudia Maria Petri, a Chefe do Programa Mulheres de Itapema, Marta Fratini da Silva, diversos Secretários Municipais, além das mulheres e integrantes da comunidade de Itapema.

Durante o encontro foi levantada uma série de propostas, registradas para serem encaminhadas para os governos Municipal, Estadual e Federal e para a iniciativa privada. Para isso, os presentes debateram as políticas públicas para as mulheres em quatro eixos: Saúde, Enfrentamento de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres, Educação Inclusiva sem preconceito contra as Mulheres, Etnias e Orientação Sexual e Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho com Inclusão Social.

O Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, parabenizou todas as mulheres de Itapema pela mobilização em busca de seus direitos e conquista de políticas públicas dedicadas na Conferência. Ele ainda prestou homenagem a todas as mulheres, ao dedicar flores a sua esposa, Nádia Fernanda Bussanello, como representante das itapemenses.

A Presidente do Conselho Municipal das Mulheres, Claudia Maria Petri, enumerou todas as conquistas das mulheres de Itapema ao longo dos últimos anos. Entre os pontos foram citados a criação do Serviço de Acolhimento a Mulher (SAM), para as vítimas de violência doméstica, do Cartório da Violência Doméstica na delegacia, que oferece um ambiente reservado para o registro do boletim de ocorrência, e a ampliação da Licença Maternidade, que aumentou para 180 dias remunerados a licença. Além disso, foram lembradas as ações de saúde para as itapemenses, como as da Semana da Mulher, com atendimentos dedicados em horários especiais.

Para a Chefe do Programa Mulheres de Itapema, Marta Fratini da Silva, a emancipação das mulheres está pautada, principalmente, no acesso aos seus direitos. Ela explica que a participação na Conferência possibilitou a discussão sobre o que é realmente importante para as mulheres, suas prioridades, o que querem e como querem que aconteça. Ficamos realmente satisfeitas ao verificar que as propostas da 1 Conferência Municipal, que aconteceu em 2007, foram quase todas executadas. Novas propostas foram aprovadas na área da saúde, educação, combate à violência, capacitação através de cursos profissionalizantes com geração de trabalho e renda, explica.

Confira no endereço abaixo as Propostas da 2 Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Itapema.

http://itapema.sc.gov.br/imprensa/PropostasSegundaConferenciaPoliticasMulheres.pdf

Mais informações com a Chefe do Programa Mulheres, Marta Fratini da Silva, pelo telefone (47) 9208-2289.