Novo fenômeno do mercado imobiliário, Porto Belo atrai construtoras do Brasil

Novo fenômeno do mercado imobiliário, Porto Belo atrai construtoras do Brasil

Novo fenômeno do mercado imobiliário, Porto Belo atrai construtoras do Brasil - Foto: Arkidá Gestão de Investimento

Nos últimos anos, o município de Porto Belo, na Costa Esmeralda, tornou-se um fenômeno do mercado imobiliário brasileiro, atraindo investimentos e investidores de Santa Catarina e de todo o país. Um dos resultados deste protagonismo é a chegada de novas empresas, especialmente, relacionadas à construção civil. Atualmente, a cidade de 27.688 habitantes, segundo o Censo 2022, tem cerca de 200 construtoras e muitas delas vindas de outros municípios catarinenses e até de outros estados.

Como é o caso da Conrado Empreendimentos. Natural de Guarapuava, no Paraná, com 27 anos de história, a construtora já entregou mais de 2.350 unidades, com atuação consolidada, principalmente, no estado vizinho. Desde 2019 chegou também em Santa Catarina, mais especificamente em Porto Belo e Itapema.

A construtora conta atualmente com quatro empreendimentos nas cidades, sendo três em Porto Belo, no bairro Balneário Perequê, o mais valorizado do município, e um em Itapema, no bairro Morretes, também um dos mais procurados da região. Um dos projetos, o Montblanc, está em construção, com previsão de entrega em dezembro de 2026.

Nesta terça-feira, 03 de outubro, a Conrado lança outro empreendimento, o Pallazo Reale, em Balneário Perequê, em Porto Belo, a 120 metros do mar, que terá 22 andares e 45 unidades. A empresa tem ainda outros dois projetos na região. O San German, que ficará na avenida Dorvalino Voltolini, uma das principais vias de Balneário Perequê, e o Villa Esmeralda, em Itapema, o primeiro empreendimento da construtora na cidade.

De acordo com o Diretor Executivo SC da Conrado Empreendimentos, Peryclis Conrado, Porto Belo foi escolhida por vários fatores como as belezas naturais, a proximidade dos grandes centros, a alteração, em 2020, do Plano Diretor que trouxe mais segurança, melhorando o potencial construtivo do município e o aprimoramento da infraestrutura da cidade por meio de parceria público-privada inédita.

“Além de todas as características naturais e geográficas, a expectativa de crescimento é grande devido também à parceria público-privada, liderada pela ACIP, da qual faço parte. Este modelo de gestão vem resultando em melhorias na cidade como a construção do molhe do Rio Perequê e a viabilização do alfandegamento para a chegada de cruzeiros internacionais. Isso tudo faz com que seja mais seguro investir na região e no município”, ressalta Peryclis Conrado.

A ACIP, Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo, entidade privada sem fins lucrativos, foi fundada em 2019 com o objetivo de, mais do que representar as empresas do setor, contribuir com o poder público para a construção de uma cidade planejada, ordenada e melhor para todos, sempre objetivando o bem-estar e a qualidade de vida de moradores e turistas.

Para isso, desde a criação atua com a elaboração de estudos e iniciativas que visam a melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento da cidade. Do projeto à execução, as obras propostas são custeadas pelos associados, com recursos oriundos de outorgas pagas ao município.

Podem se associar à ACIP pessoas jurídicas que atuam economicamente no setor da construção civil e da incorporação imobiliária na área territorial de Porto Belo. Atualmente, 45 empresas fazem parte da associação. Destas, a maioria foi fundada em Santa Catarina, mas há construtoras que foram criadas no Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília, e outras que os sócios são naturais de outros estados como de Minas Gerais.

Novas construtoras

A valorização do mercado imobiliário da cidade impulsiona também o surgimento de novas construtoras. É o caso da EJM Empreendimentos. Apesar de ter sido fundada em Porto Belo, a história da empresa começou bem longe de Santa Catarina. Os sócios-proprietários, Jonathan Santos e Michelle Lemos, têm longa atuação no mercado imobiliário de Porto Alegre, São Paulo e Minas Gerais.

Agora, atraído pela pujança do setor no litoral catarinense, o casal escolheu Porto Belo para abrir a própria construtora. Com projeto já em andamento, o Aquarella, primeiro empreendimento da empresa, deve ser lançado dentro de 12 meses.

“Porto Belo se destaca por projetos mais novos, arquitetura mais moderna, Plano Diretor que tem cuidado para que a cidade tenha uma evolução imobiliária saudável. Então, acredito que ao longo dos próximos anos, a cidade vai se tornar uma referência tão grande quanto Itapema e Balneário Camboriú”, enfatiza Jonathan Santos.

Consultoria para construtoras

A chegada de novas construtoras na cidade é tão grande que a imobiliária Arkidá Gestão de Investimento oferece consultoria especializada para inserção de incorporadoras no mercado de Porto Belo e Itapema – denominada de Viabilizze.

O foco da consultoria Viabilizze é facilitar a entrada de incorporadoras no novo mercado. Entre as etapas que compõem a consultoria estão o desenvolvimento do conceito de cada empreendimento a ser lançado, com base no público-alvo, demandas do mercado, características do terreno para figurar e marcar a presença da incorporadora na nova cidade.

“A missão da consultoria é contribuir com a chegada destas novas empresas que geram renda, emprego, movimentam a economia e elevam o nível dos projetos, valorizando ainda mais o mercado imobiliário de toda a região”, enfatiza Patrícia Nunes, corretora de imóveis da Arkidá Gestão de Investimentos e idealizadora da Viabilizze Consultoria Especializada.

Uma das empresas que contou com auxílio da Arkidá para ingressar na região da Costa Esmeralda é a Lumma Construtora. Com 16 anos de história, tem clientes hoje em 15 estados brasileiros e em 18 países, e é uma das construtoras mais renomadas de Santa Catarina, com atuação destacada na Grande Florianópolis.

Em constante expansão, a Lumma Construtora, por meio da consultoria Viabilizze, realizou a permuta de novas áreas e projetou o primeiro empreendimento em Itapema, o Vitta Towers. O trabalho durante 12 meses resultou na seleção, permuta de terrenos e na elaboração do novo projeto de forma diferenciada. Outro empreendimento, em Porto Belo, deve ser lançado ainda este ano.

“Ingressar em uma nova cidade traz alguns desafios e para superá-los foi essencial trabalhar com um time de pessoas capacitadas que entendam que é necessário unir dois universos distintos rumo a um novo caminho juntos”, destaca o engenheiro civil Leonardo Mendes, diretor de operações e novos negócios da Lumma Construtora.

Foto: Arkidá Gestão de Investimento
Fonte: Arkidá Gestão de Investimento – Claudia Xavier