Oficinas ajudam no tratamento de pacientes do CAPS

Oficinas ajudam no tratamento de pacientes do CAPS

Com atendimento a quase 300 usuários por mês, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I de Itapema é um lugar de referência e tratamento para pessoas acima de 15 anos de idade que sofrem com transtornos mentais graves e severos, além de pacientes com dependência química como o álcool.

Segundo a Coordenadora do CAPS de Itapema, Suellen Soares Wall, as várias atividades e oficinas continuam integrando e ajudando os pacientes a terem uma vida mais saudável. Dentre os vários pacientes atendidos pelos CAPS estão aqueles com diagnóstico de esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão grave e transtorno de personalidade. Nós oferecemos práticas com argila, pintura, ritmos, geração de renda, patchwork, artesanato, práticas corporais, atividades socializantes como festas, passeios e integração na comunidade, além de outros programas como de dependência química e terapias, afirmou a Coordenadora Suellen.

A Coordenadora ainda ressaltou que os pacientes são incentivados a comparecerem as atividades desenvolvidas. Devido a grande dificuldade de locomoção, alguns dos nossos pacientes são buscados em sua residência no horário de suas atividades, o que contribui para que o atendimento siga normalmente, acrescentou Suellen.

Equipe especializada

Para um tratamento completo e eficaz, a equipe do CAPS conta no total com 10 profissionais, sendo uma coordenadora, dois psicólogos, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um psiquiatra, uma terapeuta ocupacional, uma assistente social, um recepcionista, uma educadora física e uma nutricionista, todos ajudando na recuperação destes pacientes. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) fica localizado na Rua 123 A, n 150, no Bairro Centro. Mais informações pelo telefone (47) 3267-1534.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema