Operação do Gaeco prende vice-prefeito de Itapema, seu pai e mais nove pessoas

Operação do Gaeco prende vice-prefeito de Itapema, seu pai e mais nove pessoas

São investigadas irregularidades que envolvem o setor da construção civil no município, além de órgãos municipais.

Por volta das 6h da manhã desta terça-feira, o Gaeco deflagrou ação no município de Itapema e prendeu o vice-prefeito, Giliard Reis (PMDB), e seu pai, José Francisco Reis Filho, conhecido como Dedeca. Ao todo, a Operação “Garoupa” prendeu 11 pessoas, entre elas agentes públicos e empresários do ramo de construção civil, em Itapema (10) e em Balneário Camboriú (1).

Os policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) fizeram buscas na prefeitura de Itapema, e fecharam áreas inteiras para apreender documentos, como na secretaria planejamento urbano. Também foram realizadas buscas na secretaria de obras e na Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci). Entre os crimes investigados estão os de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e associação criminosa.

Na Câmara de Vereadores, o Gaeco fez buscas no gabinete do vereador Wesley Carlos da Silva (PSDB), o Lelé. Atualmente, o parlamentar está fora do país. Ainda não foram divulgados os nomes de todos os presos na ação policial.

A operação foi nomeada “Garoupa” em razão das suspeitas de que pessoas envolvidas nos crimes investigados utilizavam essa expressão ao falar do pagamento de propina, uma alusão à cédula de R$ 100, que traz em seu verso ilustração dessa espécie de peixe.

Durante a operação, além de documentos, os policiais do Gaeco apreenderam carros de luxo dos investigados pela operação no bairro Meia-Praia. Uma coletiva de imprensa sobre a operação será realizada às 13h desta terça-feira na sede da Polícia Militar do município.

A reportagem entrou em contato com o advogado de Giliard e de José Francisco, Sandro Schauffert. Ele afirmou que ainda não recebeu nenhuma informação sobre quais as acusações do Ministério Público e está indo para o Litoral se inteirar sobre a situação dos seus clientes. Ele atua em Joaçaba. Deve passar uma posição oficial à tarde sobre a situação do político e de seu pai.

Todos os presos já foram levados para o Complexo Penitenciário de Canhanduba, em Itajaí, ainda na manhã desta terça-feira. Por volta das 11h30, os policiais permaneciam na prefeitura municipal, realizando buscas nos setores de informática e de planejamento urbano.

As investigações

Também estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, além de 10 mandados de condução coercitiva e outras medidas cautelares em órgãos públicos, empresas, escritórios, imobiliárias e residências, na cidade de Itapema e um em Balneário Camboriú. Todos os mandados foram expedidos pelo juiz da Vara Criminal da Comarca de Itapema.

A Operação “Garoupa” é fruto de investigações realizadas desde o mês de maio de 2015 pelo GAECO e visa a apuração de crimes praticados contra a administração pública, entre os quais concussão, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, advocacia administrativa, prevaricação e associação criminosa.

Foto: Montagem / Reprodução / facebook
Fonte: O Sol Diário – Thiago Santaella