Orientação direcionada sobre o autismo

Profissionais das áreas de Saúde e Educação recebem capacitação sobre o tema

O I Seminário sobre Autismo em Itapema reuniu profissionais das áreas de Saúde e Educação. O evento, realizado pela Faculdade Unilas, teve como objetivo informar as principais características das crianças com o Transtorno do Espectro Autista e oportunizou capacitação e novos conhecimentos para os profissionais atuam na rede municipal.

Segundo a psicóloga da Unidade de Atendimento Clínico Infantil (SERELEPE), Letícia Giacomini, a atividade vai contribuir na identificação e no tratamento adequado aos pacientes. Estes profissionais trabalham diretamente com as crianças e muitas vezes sentem dificuldades em verificar quem realmente possui o transtorno. Daí a importância dessas informações, bem como toda a qualificação aqui ofertada, explicou Letícia Giacomini.

Durante I Seminário sobre Autismo, os profissionais foram capacitados sobre o tema, através de palestra, debates e depoimentos sobre o tema. Eles também puderam esclarecer dúvidas e questionamentos vivenciados no cotidiano do trabalho com as crianças.

Para os profissionais de saúde as orientações vão refletir no atendimento adequado as crianças. O autismo era visto como algo distante, mas essa realidade esta mudando. Momentos como este são importantes, pois ajudam a levar a informação para quem está cotidianamente com as crianças. Quanto mais cedo for o diagnóstico e o tratamento, menores serão as consequências do transtorno, afirmou a Diretora de Atenção Básica, Édia Regina Grah.

A Secretária de Educação e Cultura, Silvana Terezinha da Silva Olbrisch, também participou da atividade acompanhada da Equipe Pedagógica do município.

Grupo de Autismo

Em Itapema, a Secretaria de Saúde mantém o Grupo de Habilidades Sociais e Linguísticas que atende crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista. Os encontros oferecem orientação dirigida e apoio aos pais e familiares, tornando-os parceiros dos médicos no tratamento.

Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os atendimentos acontecem na Unidade de Atendimento Clínico Infantil (SERELEPE). Mais informações sobre o Transtorno do Espectro Autista através do telefone (47) 3267-1531.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema