Pacientes recebem tratamento após AVC em Itapema

Pacientes recebem tratamento após AVC em Itapema

Centro de Referência Especializado (CERES) atende pacientes em reabilitação de acidente vascular cerebral AVC

Pacientes que sofreram acidente vascular cerebral tem a reabilitação garantida em Itapema. A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência Especializado (CERES) disponibiliza uma equipe de profissionais da rede especializada. Os atendimentos acontecem toda semana com pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Fonoaudióloga, Edineia Sestrem, realiza o acompanhamento e encaminha aos demais profissionais conforma a necessidade de cada paciente. “Assim que o paciente chega, faço a avaliação das sequelas que o AVC causou, e começamos a trabalhar. Havendo a necessidade, encaminho para outros profissionais também, por exemplo, quando o paciente esta com dificuldade na alimentação encaminho para um nutricionista, quando fica com sequelas motoras como nos braços e pernas, encaminho para um fisioterapeuta, e assim por diante, a cada necessidade um especialista do CERES realiza a reabilitação deste paciente”, explicou a Fonoaudióloga.

A médica conta também que em média leva de seis meses há um ano de tratamento, e ressalta a importância do atendimento nos primeiros meses após o AVC. “É extremamente importante o atendimento rápido, não temos fila de espera no município para esses casos, pois são prioridade”, contou.

A reabilitação dos pacientes conta com o apoio da família para um resultado melhor, além dos exercícios que são executados pela profissional no CERES, o paciente precisa continuar em casa. “Como meus pacientes são os com problemas de comunicação, além dos exercícios que realizo aqui no consultório, eles levam exercícios para fazer em casa, por isso a parceria da família é importante nesse processo”, afirma.

Além da reabilitação após AVC, casos como, vertigem, alterações vocais, alterações de fala, disfagia (dificuldade para engolir), paralisia facial, problemas de motricidade orofacial, entre outros casos também são atendidos no CERES pela Fonoaudióloga.

Manuel de Amorim Filho faz questão de acompanhar o pai durante as consultas com a fonoaudióloga. “Este tratamento tem ajudado e já conseguimos perceber resultados positivos. A família também tem colaborado com os exercícios em casa”, afirmou.

Entenda o AVC

O Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como “Derrame” acontece quando o sangue que “alimenta” uma parte do cérebro é cortado. Pode acontecer por entupimento ou sangramento (hemorragia) de uma das veias dentro do cérebro, ocasionando lesões cerebrais que podem ser: pequenas, severas, temporárias ou permanentes. O AVC pode ocorrer a qualquer hora, durante qualquer atividade e até durante o sono.

Sintomas

Alterações de movimento e/ou da sensibilidade de uma parte do corpo

Dificuldade para falar e/ou entender o que foi dito

Dor de cabeça intensa e súbita

Visão dupla e/ou dificuldade de enxergar

Tontura, alteração do equilíbrio.

Náusea/vômito, dificuldade para engolir e/ou perda de consciência (desmaio)

O que fazer em uma emergência?

É importante que a pessoa possa respirar. Para isso ela deve ser deitada de lado, com o travesseiro baixo e o pescoço esticado. Se usar dentadura, esta deve ser retirada. Se estiver comendo ou bebendo, deve-se retirar a comida ou o líquido de dentro da boca. Pode também realizar um teste rápido:

Levantar os dois braços

Pedir para dar um sorriso

Pedir para falar uma frase

LEMBRE-SE

O AVC é uma emergência! A pessoa deve ser levada ao pronto socorro imediatamente, na suspeita de um AVC não dê remédio e não ofereça alimentos ao paciente.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema