Pais mais orientados, filhos bem cuidados

Pais mais orientados, filhos bem cuidados

O Serviço Especializado de Fonoaudiologia e Psicologia Infantil organizou na última quinta-feira (09/04) uma palestra com a Enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sertão do Trombudo, Rosilda Nogueira, que trouxe até alguns pais um conhecimento a mais sobre o papel da Unidade no atendimento a as crianças.

Segundo a Fonoaudióloga Alina Nacer, essa atividade ao grupo de pais foi o segundo de oito encontros realizados por semestre. “Nossa proposta é realizar uma conversa com pais e familiares de crianças de 0 a 5 anos de idade e dar uma orientação através de diversos profissionais como Nutricionista, Psicóloga, Fonoaudióloga e Enfermeiras, para que assim eles mesmos consigam perceber algum sinal da criança e levem o quanto antes para a UBS realizar um diagnóstico preciso”, explicou a Fonoaudióloga do Serviço Especializado de Fonoaudiologia e Psicologia Infantil, Aline Nacer.

Segunda a Enfermeira do Sertão do Trombudo que coordenou a palestra, Rosilda Nogueira, além de informar aos pais o papel da UBS, eles também conheceram as principais doenças que podem aparecer na infância para que fiquem sempre alerta. “Queremos que os pais fiquem atentos e possam estar fazendo essa avaliação dos seus pequenos, percebendo algum problema de saúde e levando-as até alguma Unidade para fazer uma avaliação correta o quanto antes. É importante que procurem as UBS não só quando se tem uma doença, mas sim para prevenir que apareça alguma”, explicou a Enfermeira.

A Fonoaudióloga ainda explicou que durante os diferentes encontros são abordados assuntos como o crescimento da criança e as principais doenças que podem comprometer o seu desenvolvimento, sua linguagem, birras, limites, etc. “Isso ajuda aos pais e toda a família que as crianças convivem a estarem mais preparados para o seu tratamento, mudando suas atitudes, criando um ambiente familiar mais favorecido, tudo isso para que o desenvolvimento deles seja feito em cooperação da família e dos profissionais”, explicou a Fonoaudióloga.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema