Porto Belo – Chegada de três transatlânticos movimenta Porto Belo neste domingo

A estimativa populacional de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Porto Belo tem cerca de 16,9 mil habitantes, mas neste domingo essa população cresceu 50%. Com a chegada simultânea de três transatlânticos na cidade, 8 mil passageiros – além de centenas de tripulantes – lotaram as praias, os comércios e o píer turístico do município durante todo o dia.

Receber tantos navios e turistas ao mesmo tempo é incomum, mas não raro. Nesta temporada de 42 escalas a primeira vez que isso aconteceu foi na sexta-feira de Carnaval, e depois de domingo não vai mais se repetir. Para atender a demanda dos visitantes nestes casos, a mobilização é maior e exige reforços nas equipes de trabalho em diversos segmentos.

Devido ao grande fluxo de turistas no receptivo e no Posto de Informação Turística, a Fundação de Turismo de Porto Belo conta até com o auxílio de cidades vizinhas. As secretarias de Turismo de Bombinhas e Itapema enviaram funcionários, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Belo e alguns voluntários da comunidade também ajudam no atendimento.

O idioma também precisou de uma atenção especial. Com visitantes brasileiros, argentinos, estado-unidenses, canadenses, italianos e franceses não houve problema, mas chineses, coreanos e russos deram mais trabalho aos intérpretes.

– Confesso que a gente não tinha tradutor para a língua russa. Aí o jeito é procurar alguma palavra de outro idioma que todo mundo entenda, encontrar alguém do grupo que saiba inglês ou então vai pra mímica mesmo – brinca o presidente da Fundação de Turismo, Antônio Carlos Lopes, o Cacau.

Destino aprovado

Quem veio pela primeira vez ao Litoral catarinense se encantou com as belezas naturais e a receptividade dos moradores e comerciantes. Turista do Espírito Santo, Cássia Weske aprovou as praias de Porto Belo e região, e promete voltar nas próximas temporadas.

– Sempre ouvi falar muito bem das praias de Santa Catarina, e hoje comprovei que é verdade. Me arrependo de não ter vindo antes – afirma.

Para quem é de fora do país a impressão também é positiva. Frequentadora assídua de viagens de cruzeiro, a italiana Juliana Razzela diz que a baía de Porto Belo é um dos lugares mais bonitos que ela já visitou. Desembarcando pela quarta vez na cidade, ela conta que sempre recomenda a visita aos amigos que pretendem cruzar o oceano em um transatlântico.

– A paisagem aqui é diferente, é um lugar único. E o povo brasileiro é muito animado, festivo e receptivo, parecido com o italiano – comenta.

Novo armador começa a operar em 2013

A temporada deste ano ainda nem acabou, mas a escala de navios para 2013/2014 já começa a ser formada – e com novidades. A partir do final deste ano Porto Belo passa a receber transatlânticos do armador Cruceros Pullmantur, que até então só fazia paradas na região em Itajaí.

A empresa faz parte do Grupo Royal Caribbean e conta com seis navios. As escalas estão previstas para aportar em Porto Belo entre dezembro de 2013 e março de 2014. O navio Zenith, de bandeira maltesa e com capacidade para 1.828 passageiros e 620 tripulantes, atracará nove vezes na cidade, trazendo um total de 16.452 passageiros até o fim da temporada.

Segundo dados da Secretaria de Turismo de Porto Belo, com a vinda do Zenith, já chega próximo de 30 o número de escalas confirmadas para 2013/2014. A estimativa é que o total de transatlânticos na cidade seja menor do que na atual temporada, quando 42 navios passaram pelo município. A redução se deve ao crescimento do mercado de navios de cruzeiro na China e à recuperação de parte do mercado europeu.

– Esses fatores fizeram com que muitas empresas retirassem navios do Brasil, e agora estamos trabalhando para reduzir esse problema. O início das operações da Pullmantur com certeza vai amenizar o prejuízo – explica o presidente da Fundação de Turismo, Antônio Carlos Lopes, o Cacau.

Os três cruzeiros que ancoraram em Porto Belo no domingo

Regatta

– Navio do armador Oceania Cruises
– Tem bandeira da Ilhas Marshall
– Saiu de Rio Grande (RS) e depois de passar por Porto Belo segue para Santos (SP)
– Foi construído em 1998 e reformado em 2011
– Tem 593,7 pés de comprimento (aproximadamente 180 metros)
– Capacidade é de 684 passageiros e 400 tripulantes

Costa Fascinosa

– Navio do armador Costa Cruzeiros
– Tem bandeira da Itália
– Saiu de Imbituba e depois de passar por Porto Belo segue para Santos (SP)
– Foi construído em 2011
– Tem 951,4 pés de comprimento (aproximadamente 290 metros)
– Capacidade é de 3.800 passageiros e 1.110 tripulantes

Costa Fortuna

– Navio do armador Costa Cruzeiros
– Tem bandeira da Itália
– Saiu do Rio de Janeiro (RJ) e depois de passar por Porto Belo segue para Santos (SP)
– Foi construído em 2003
– Tem 893 pés de comprimento (aproximadamente 272,2 metros)
– Capacidade é de 3.470 passageiros e 1.027 tripulantes

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS
Fonte: O SOL DIÁRIO